segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Segunda Guerra Mundial


 Segunda Guerra Mundial

Introdução: As causas da Segunda Guerra Mundial


Para alguns autores a segunda Guerra Mundial foi a continuação da Primeira grande Guerra.
Alguns fatores levam eles a defenderem esse pensamento. São Eles:

  • Participação dos países envolvidos na Primeira Guerra Mundial
  • Colonização: Início na Europa e  se estendendo a África e na Ásia
  • Visão alemã de recuperar o que lhe era por direito
  • Crise econômica: Alemanha e Itália


 Características que vamos encontrar ao estudar os fatos dessa História são:
  •  Governos  Totalitários surgindo com força na década de 1930, suas marcas são  o militarismo e o expansionismo.

Podemos citar na Alemanha o nazismo, liderado por Hitler para  expandir o território Alemão, desrespeitou o Tratado de Versalhes.
Já a Itália estava o Partido Fascista se desenvolvendo, seu grande líder foi Benito Mussolini, tornando-se o Duce da Itália, com poderes sem limites (Duce é uma palavra italiana que significa "líder" ou também, pode ser um derivado da palavra latina dux, que tem o mesmo significado, de onde se deriva, o título de nobreza duca (“duque”). Outros líderes italianos cujos nomes derivam de dux são os Doges de Veneza e Gênova.)


Nesse momento da História acontecia uma grave crise econômica tanto na Alemanha, quanto na Itália, que podemos também ligar ao fato de perderem a Primeira Guerra Mundial.
Por volta de 1930 havia um número grande de desempregados na Alemanha e na Itália e seus governos, não conseguiam reverter a situação.
Os cidadãos, principalmente os alemães, vão começar a se interessar pelo discursos nacionalista de Adolf Hitler.

Já a Itália vamos perceber soluções no investimento da industrialização, em especial nas indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (aviões de guerra, navios, tanques etc).

O Japão continua mostrando interesse em  expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região, no caso no pacífico.

Esse três países, vão se unir e formar o EIXO,  com objetivos expansionistas.


O Início 

Os historiadores declaram o início da Segunda Guerra Mundial, quando o exército alemão invade a Polônia em 1939.
Nesse momento com um acordo juntamente com a URSS.
A frança e a Inglaterra que até o momento não haviam se pronunciado em Guerra, na realidade o que menos desejavam era uma Guerra acabaram tendo que declarar guerra à Alemanha.

No primeiro momento como já foi dito a URSS, auxiliou a Alemanha, porém no decorrer da Guerra acabou se colocando do lado da Inglaterra.

 Formaram-se dois grupos : Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão).


Desenvolvimento e Fatos Históricos Importantes:

 Para compreendermos melhor esse período vamos dividir em dois momentos.

1º parte da Segunda Guerra Mundial até 1942:

O período de 1939 a 1941 consideramos que as vitórias foram do grupo do Eixo, liderados pelas forças armadas da Alemanha, que conquistou o Norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e territórios no norte da África.
O Japão anexou a Manchúria, enquanto a Itália conquistava a Albânia e territórios da Líbia.
Em 1941 o Japão ataca a base militar norte-americana de Pearl Harbor no Oceano Pacífico (Havaí). Nesse momento os Estados Unidos entraram no conflito ao lado das forças aliadas.

2º parte da Segunda Guerra Mundial até 1945:

 A Alemanha inicia uma invasão contra a URSS quebrando o pacto de não agressão entre ambas  O exercito russo acaba recebendo uma primeira derrota, porem a no decorrer da invasão conseguem reverter esse quadro desfavorável e ganhando a batalha.


Final e Consequências

O fim da segunda Guerra Mundial vai ocorrer em 1945 com a rendição da Alemanha e da Itália.

O Japão não se entrega facilmente, porém acaba levando ao desastroso processo das bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário