quinta-feira, 1 de junho de 2017

Respostas - Atividades Complementares Capitalismo e Socialismo


 Respostas - Atividades Complementares
Capitalismo e Socialismo

Explicação atividades Completares
Capitalismo financeiro 



1- Explique o conceito de:

  • monopólio.
  • holding 
  • Oligopólio
  • Dumping
  • Cartel
  • Nova Ordem Mundial (Multipolar)
R.
O  monopólio do capitalismo financeiro, as empresas concentram o poderes administrativos,  uma fusão entre duas empresas a fim de ampliar o alcance e a integração de suas tecnologias, operacionalizada pela compra de uma pela outra, conhecida como truste.

Truste é a fusão de várias empresas de modo a formar um monopólio com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços. Pode-se definir truste também como uma organização empresarial de grande poder de pressão no mercado.

holding aquela sociedade que possui como uma das suas atividades constantes no objeto social participar de outras sociedades como sócia ou acionista.

Oligopólio situação de mercado em que poucas empresas detêm o controle da maior parcela do mercado.

Dumping a prática de colocar no mercado produtos abaixo do custo com o intuito de eliminar a concorrência e aumentar as quotas de mercado.

Cartel: Associação entre empresas do mesmo ramo de produção com objetivo de dominar o mercado e disciplinar a concorrência.

Nova Ordem Mundial (Multipolar): Uma nova organização geopolítica , onde diferentes centros de poder (países) exercem influência no campo político, econômico e militar. Exemplo Estados Unidos, Japão, Alemanha, França e Inglaterra.

A ordem multipolar, substituiu a bipolar que esteve presente na Guerra Fria (capitalismo e socialismo, onde teve a queda do socialismo).


2- Explique as afirmações:

O capitalismo foi se desenvolvendo durante a   classe do proletariada, a fase do capitalismo industrial com a separação entre força de trabalho e meios de produção.



Socialismo foi  expansão do socialismo durante o século XX ocorreu, em alguns países como Cuba e China, através de processos revolucionários.

R.  
Revolução Industrial, a burguesia assume a produção em uma escala muito maior do que o período anterior, empregando com maior eficiência e exploração os recursos naturais (matéria-prima, energia), técnicos (com a invenção de máquinas) e humanos (contratando mão-de-obra assalariada).

Já o socialismo vai ter sua força durante a transição de ideologias , entre ela o pensamento socialista como uma única classe, a classe trabalhadora.




3- Explique porque consideramos o Norte desenvolvido e o Sul subdesenvolvido.
R.

 A regionalização norte-sul foi elaborada para designar a atual conjuntura socioeconômica internacional, em substituição à antiga divisão do mundo em países de 1º, 2º e 3º mundo.
Considerando que a maior parte dos países subdesenvolvidos se encontra no sul e os desenvolvidos, no norte, criou-se a divisão norte-sul.

Os países do Norte são caracterizados pelo elevado Produto Interno Bruto (PIB) e pelas condições históricas de poder e acúmulo de riquezas.

Os países do sul apresentam as maiores taxas de pobreza, violência e problemas sociais do planeta. Sua situação de dependência econômica se deve aos processos de colonização, imperialismo e neocolonização impostos pelas nações consideradas desenvolvidas.

4- Diferencie de forma simples e objetiva setor primário, secundário e terciário.
R.
Setor primário são considerados como matérias-primas levadas para outras indústrias, a fim de se transformarem em produtos industrializados. As atividades importantes neste setor inclui agricultura, a pesca, a pecuária e a mineração em geral.

Setor secundário é o setor da economia que transforma matéria-prima, extraídos e ou produzidos pelo setor primário, em produtos de consumo, ou em máquinas industriais, industrialização.

Setor terciário corresponde às atividades de comércio de bens e à prestação de serviços. Abrange uma vasta gama de atividades que vão desde o comércio de mercadorias à administração pública, passando por transportes, atividades financeiras e imobiliárias, serviços a empresas ou pessoais, educação, saúde e promoção social



5-Explique a mudança na nomenclatura  de Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo para países  para Desenvolvido, Subdesenvolvido e Emergentes.
R.
Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo
Nessa antiga divisão, o 1º mundo era composto pelas nações capitalistas desenvolvidas, caracterizadas pelo elevado PIB e pelas melhores condições de vida das populações; o 2º mundo era composto pelas nações socialistas, alinhadas à União Soviética e que se caracterizavam pelo alto grau de estatização de sua economia; já o 3º mundo era formado pelas nações subdesenvolvidas, em especial aqueles países que se declaravam como “não alinhados”, ou seja, que não tomavam partido em favor de nenhum dos dois grandes polos mundiais: EUA e URSS.
Desenvolvido, Subdesenvolvido e Emergentes
Com o fim do segundo mundo e os sucessivos processos de independência da África, que culminaram no aparecimento de novas nações extremamente pobres, a divisão entre os três mundos tornou-se obsoleta.

Description: https://t.dynad.net/pc/?dc=5550003218;ord=1496325678520Considerando que a maior parte dos países subdesenvolvidos se encontra no sul e os desenvolvidos, no norte, criou-se a divisão norte-sul.

Países desenvolvidos são os industrializados e com alto índices do  IDH, países subdesenvolvidos são os países pobres e com baixo IDH e países emergente são os que estão em um crecimento industrial, mas não são tem elevado IDH.



quarta-feira, 31 de maio de 2017

Respostas - Atividades Complementares Império Bizantino


Respostas - Atividades Complementares

 Império Bizantino



1- Explique a política de pão e circo.
R.
Distribuição de alimentos (principalmente pão) e diversão (principalmente luta de gladiadores) como forma do imperador agradar os mais pobres, diminuindo as tensões sociais e evitando revoltas e conflitos em Roma.

O modo com o qual os líderes romanos lidavam com a população em geral, para mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio.

2- Cite três legados romano.
R.
  • O Direito tem como base as ideias romanas. Ninguém é culpado até que se prove ao contrário.
  •  Outra herança é a língua latim.
  • Artes - Mosaicos coloridos e cúpulas arredondadas.

3- Cite três característica da cultura do Império Romano.
R.
  • Artes plásticas totalmente inovadora,
  • Jogos Olímpicos
  •  religião monoteísta

4- Como ocorreu a invasão dos bárbaros no Império Romano (Ocidente)?
R.
Verificou-se inicialmente sob a forma de migrações pacíficas e, posteriormente, através de invasões armadas.

  • Pacificamente - crescimento demográfico levou os povos germânicos a migrar na busca de terras mais férteis.
  • Invasões - A chegada dos hunos trouxe desespero entre os povos germânicos, que passaram a exercer pressão cada vez mais forte sobre as fronteiras do Império Romano.

5- Qual o nome mais conhecido sobre o Império Bizantino e onde atualmentese localiza?
R.
Conhecida como Constantinopla, hoje atual Turquia, localizada especificamente em Istambul.
https://cdn-images-1.medium.com/max/800/1*fmcahlrgbPUywZh99sg6ww.jpeg



6- Como era identificado os bárbaros para os romanos?
R.
Não falavam latim nem grego e não tinham a cultura romana.

7- Qual o significado do monofisismo  e iconoclastas ?
R.
monofisismo - Doutrina cristã que afirma que Jesus Cristo possuía apenas a natureza divina.

Iconoclastia - movimento de oposição ao uso e veneração de imagens e ícones religiosos.


8- O que foi o “Cisma do Oriente”?
R.
O Cisma do Oriente é o nome dado à divisão da Igreja Católica, ocorrida em 1054, entre a Igreja chefiada pelo papa, em Roma, e a igreja chefiada pelo patriarca, em Constantinopla (antiga Bizâncio e atual Istambul).

Império Bizantino, a Igreja era submetida ao Imperador e promovia um excessivo culto aos ídolos e às imagens.

9- Justiniano foi também um grande legislador e responsável pela elaboração do Corpus Juris Civilis (Corpo do Direito Civil), Cite 4 pontos do código Justiniano.
R.
Justiniano foi um dos mais famosos imperadores bizantinos. Seu reinado corresponde ao apogeu do Império Bizantino
Código Justiniano:

  • Código: revisão de todas as leis romanas;
  •  o Digesto: sumário escrito por juristas;
  • as Institutas: manual para estudantes de Direito;
  • as Novelas: conjunto de leis criadas por Justiniano

10- O que foi a Revolta de Nika?
R.
A Revolta Nika: para sustentar a Guerra de Reconquista, o governo adotou uma política tributária o que gerou insatisfações e lutas sociais. Justiniano usou da violência para acalmar o Império.

Em, em decorrência das rivalidades existentes em torno das corridas de cavalos, um surto de violência que culminou em uma revolta política, conhecida como Revolta de Nika.

Duas facções principais disputavam a atenção do imperador: a verde e a azul. Essas disputas chegavam ao ponto de seus membros assassinarem uns aos outros.

Justiniano, para barrar o excesso de violências entre as facções, decidiu punir os líderes de ambas, condenando-os à morte.

11 - Explique a importância do Império Franco.
R.
O Império de Carlos Magno, também conhecido como o Império Carolíngio, , foi o momento de maior esplendor do Reino Franco (ocupava a região central da Europa).

Com uma política voltada para o expansionismo militar, Carlos Magno expandiu o império, além dos limites conquistados por seu pai, Pepino, o Breve. Conquistou a Saxônia, Lombardia, Baviera, e uma faixa do território da atual Espanha.

12- Discorra sobre o Império Carolíngio.
R.
Embora as conquistas militares tenham sido significativas, foi nas áreas cultural, educacional e administrativa que o Império Carolíngio demonstrou grande avanço. Carlos Magno preocupou-se em preservar a cultura greco-romana, investiu na construção de escolas, criou um novo sistema monetário e estimulou o desenvolvimento das artes. Graças a estes avanços, o período ficou conhecido como o Renascimento Carolíngio. 


13- O que foi o Cesaropapismo?
R.
O Cesaropapismo foi um fenômeno que vigorou no Império Bizantino e consistia na convergência do poder político e religioso na figura do imperador.

Cesaropapismo foi um sistema de relações entre a Igreja e o Estado no qual cabia ao chefe de Estado a competência de regular a doutrina, a disciplina e a organização da sociedade cristã, exercendo poderes tradicionalmente reservados à suprema autoridade religiosa, unificando tendencialmente as funções imperiais.

Respostas: - Atividades Complementares América espanhola e sua independência


 

Respostas: - Atividades Complementares

América espanhola e sua independência




1- Como eram chamados os descendentes dos espanhóis que desempenharam papel importante durante o processo de Independência da América Latina?
R.
Eram os descendentes de espanhóis nascidos na América. Possuíam grandes propriedades e atuavam no comércio. Tinham poder econômico, mas não influência política.

Muitos de seus filhos iam realizar os estudos superiores na Espanha e ao voltar, exerciam a carreira de médico, advogado, oficial do exercito entre outras.

dominavam e controlavam toda a economia colonial, como a propriedade das terras, o comércio e a organização da cultura religiosa da época


2-Qual motivo podemos atribuir a falta de sucesso do primeiro momento de rebeliões contra o controle espanhol sobre as colônias latino-americanas?
R.
As primeiras tentativas de rebelião contra a metrópole iniciaram por volta de 1810, na Venezuela, em Buenos Aires, no México, Lima, e em Bogotá. Porém, este primeiro momento foi sufocado pelos espanhóis por falta de apoio popular.

3-Quem controlava a economia colonial na América espanhola?
R.
Os Chapetones, eram coloniais da elite espanhola nomeados pelos reis para fazerem a administração das colônias.

4-Por que a Inglaterra apoiava a independência das colônias?
R.
A Inglaterra também desenvolveu importante papel nas independências latino-americanas, pois tinha interesses em adquirir mais mercados consumidores para os seus produtos.

5-Quem foi Simon Bolivar e sua importância para história da América Espanhola?
R.
Simón Bolívar foi político e militar venezuelano que atuou de forma decisiva no processo de independência da América Espanhola. Bolívar foi de grande importância para a independência da Colômbia, Panamá, Perú, Equador, Bolívia e Venezuela. É uma das figuras históricas mais importantes da América Latina, considerado um herói revolucionário em grande parte da América Latina. Em função de sua atuação militar e política na emancipação de vários países latino-americanos, ficou conhecido como "O Libertador". Atuou também como presidente de quase todos os países que ajudou a liberdar do domínio espanhol.

 6- Cite duas diferenças essenciais entre a Independência da América Espanhola e a Independência Brasileira?
R.
A independência do Brasil foi estabelecida pelos próprios reis portugueses, que aqui estiveram desde a época de Pombal até ao governo de Dom Pedro I.

Enquanto a independência da América Espanhola caracterizou-se pela fragmentação territorial e guerras sangrentas, a independência do Brasil marcou-se por seu caráter pacífico e pela manutenção da unidade territorial brasileira.

diferentemente do Brasil, a longa guerra, que teve importante participação popular, fez emergir interesses sociais conflitantes.

7- A  independência da América Espanhola ocorreu em num contexto político internacional importante. Cite dois fatos desse contexto.
R.
 O rompimento do equilíbrio político europeu acelerou o processo de descolonização da América Luso-espanhola.
O Uruguai não se emancipou diretamente de sua metrópole européia,, tendo-se libertado do Brasil em 1828.

8- O que era a Santa aliança e qual a sua política?
R.
A Santa Aliança foi uma coligação criada pelas potências monárquicas da Europa: Império Russo, Império Austríaco e Reino da Prússia.

Após a ruína do Império Napoleônico, as grandes potências se reuniram no Congresso de Viana, com o objetivo de reorganizar o mapa político da Europa , e de frear a difusão das ideias liberais e constitucionalistas francesas, já fortalecidas pela Revolução francesa e difundidas por Bonaparte.

9- Por que a quebra das exploração da metrópole espanhola na América não significou a quebra das estruturas sociais e econômicas das colônias?
R.
 O fortalecimento do poder político pessoal deu origem ao caudilhismo.

O termo caudilho, do espanhol ¨caudillo¨, refere-se à um
líder político-militar no comando de uma força autoritária.
Este termo está, normalmente, associado à América La-
tina, do século XIX e início do século XX , ou relacionado
à época.

10-Quais fatores considerar como fator de crise do Antigo Sistema Colonial?
R.
O sistema colonial entrou em crise por conta de uma contradição: para explorar a colônia, a metrópole precisava desenvolvê-la; quanto mais a colônia se desenvolvia, mais se aproximava da independência.

Fatores determinantes:

  • A Revolução Industrial.
  • O Iluminismo.
  • A independência dos Estados Unidos da América.
  • A Revolução Francesa.

11-Qual fator leva a importância da independência da República do Haiti?
R.
O Haiti foi o primeiro país latino-americano a se tornar independente da França, por meio da Revolução Haitiana.

Juntamente com sua independência o Haiti conseguiu a abolição.

Apesar da longa batalha, as consequências da independência do Haiti foram muito negativas. Livres da França, os países que mantinham relações comerciais com a ilha ficaram com medo de que esse ato de rebelião se expandisse para as colônias americanas e acabaram fechando todos os pactos comerciais selados.

Além de ter de pagar uma quantia grotesca de indenização para a França, o Haiti sofreu uma grave crise econômica.

Respostas - Atividades Complementares Poder Paralelo e Terrorismo


Respostas - Atividades Complementares

Poder Paralelo e Terrorismo





1- Diferencie Terrorismo Religioso de Terrorismo Nacionalista.
R. 
 O terrorismo religioso é  praticado em nome de Deus, exemplos estado Islâmico. Desejam poder econômico, político e religioso.
O terrorismo nacionalista feito em nome de uma nação por grupos como o ETA, IRA, FARC. Motivados por ideais patrióticos. Em geral buscam conquistar um território soberano, onde possam estabelecer um Estado independente. Seu poder esta ligado na economia e na política.

2- Diferencie Terrorismo de Crime Organizado.
R.
 Terrorismo é o nome dado a protestos violentos realizados por grupos ou indivíduos que objetivam transformar ordens do governo, bem como o próprio governo, por meio do pânico, gerando decisões precipitadas e radicais.
Exemplos de crimes relacionados ao terrorismo nacionalista: Homem bomba, armas, trafico de drogas, mulheres e crianças. 
Terrorismo religioso: Morte em nome de Deus, tráfico de drogas, armas, mulheres e crianças.
Crime organizado ou organização criminosa são termos que caracterizam grupos transnacionais, nacionais ou locais altamente centralizados e geridos por criminosos, que pretendem se envolver em atividades ilegais, geralmente com o objetivo de lucro monetário.

Exemplos de crimes relacionados ao crime organizado: Tráfico de drogas, armas, mulheres e crianças, sequestro, lavagem de dinheiro, fraudes no sistema público.


3- Explique o significado de sionismo
R
Movimento internacional judeu que resultou na formação do Estado de Israel em maio de 1948 e em sua posterior evolução.


4- Cite duas características da Guerra de Seis Dias e do Yom kippur.
R.
Guerra dos Seis Dias 1967) foi um ataque realizado por Israel, que, em apenas seis dias, conseguiu a tomada de territórios de vários países da região e  mostrou  a força militar de Israel.
 Já a Guerra do Yon Kippur   (1973) foi a tentativa frustrada desses países de retomarem para si os territórios perdidos na Guerra dos Seis Dias.

A Guerra do Yom Kippur teve início após um ataque súbito à Israel, organizado por Síria e Egito

5- Qual o principal motivo da guerra entre Israel e Palestina?
R.
Devido ao movimento sionista judeu (busca pela Terra Prometida).

Organização das Nações Unidas (ONU), que ficou encarregada de resolver a situação dos Judeus,.

Estabeleceu um Estado duplo entre as duas nações Israel e Palestina.

 Dessa forma, aproximadamente metade do território seria ocupada por cada povo, e Jerusalém, a capital, ficaria sob uma administração internacional, devido a sua importância para os cristão, judeus e islâmicos. Era a Partilha da ONU.


6- O que significa FARC e o que ela representa?
R.
FARC - Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.
Atualmente, muitos criticam as FARC como sendo um grupo de ação terrorista e sustentado pelo tráfico de drogas.


7- Qual a importância do Paraíso Fiscal?
R.
Um paraíso fiscal, também conhecido por refúgio fiscal, é uma jurisdição (estado nacional ou região autônoma) onde a lei facilita a aplicação de capitais estrangeiros, com alíquotas de tributação muito baixas ou nulas.

8- Por que o crime organizado está relacionado diretamente com o Narcóticos?
R.
O narcotráfico é caracterizado pela venda de substâncias ilícitas, sendo, portanto, uma atividade ilegal.

O tráfico de drogas apresenta a configuração de uma empresa multinacional, assim levando a grande lucros.

O crime organizado utiliza esse meio ilegal para financiar o crime, assim como também utiliza de falsificações, trafico humano entre outros.

Respostas - Atividade Complementar Mundo Contemporâneo


Respostas - Atividade Complementar

Mundo Contemporâneo




1- Qual a consequência para  Iraque e o Afeganistão com a Doutrina Bush?
 R. As operações militares contra o terrorismo tiveram início, os Estados Unidos invadiram e ocuparam militarmente o Afeganistão e o Iraque.

2- O que foi a Doutrina Bush?
R. Doutrina Bush é um termo utilizado para descrever uma série de princípios relacionados com a política externa do ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush, declarados como resultado dos atentados de 11 de setembro de 2001.


3- Explique a expressão Guerra contra o terror.
R. Guerra ao Terror ou Guerra ao Terrorismo é uma campanha militar desencadeada pelos Estados Unidos, em resposta aos ataques de 11 de setembro. ... Bush, declarou a "Guerra ao Terror" como parte de sua estratégia global de combate ao terrorismo.


4- Quais as consequências econômicas e políticas para os EUA com o ataque as torres gêmeas?
R. Guerra contra o Iraque, com a justificativa de procura de armas de destruição em massa.
 A ofensa dos EUA e países aliados ao Afeganistão e ao regime Talibã.

(O abalo e a perda de credibilidade da economia norte-americana que gerou crises como a de 2008.

5- O que significa a política Perestroica e Glasnost?
R. Glasnost ("transparência") foi uma política implantada, juntamente com a Perestroika ("reestruturação"), na União Soviética, durante o governo de Mikhail Gorbachev.


6- Qual o motivo que levou a Rússia a convocar um plesbicito sobre a Chechênia?
R. Em 2003, o governo russo convocou um plebiscito para definir o futuro político da Chechênia. A maioria dos votantes apoiou a permanência da Chechênia no interior da Federação Russa.
  1. Interesse econômico - levando o petróleo extraído na Bacia do Cáspio para os portos russos.
  2. Interesse geopolítico, pois uma Chechênia independente estimularia outras repúblicas autônomas

7- Quais os países que se originaram da ex- Iugoslávia?
R. Bósnia, Macedônia, Croácia, Eslovênia, Sérvia, Montenegro, Europa Oriental e por regiões autônomas (Voivodina e Kosovo).


8- O que significa CEI?
R. Comunidade dos Estados Independentes (CEI)


9- Quais países não participaram da CEI e porque?
R. Estônia, Letônia e Lituânia


10- O que levou a Guerra separatista em Kosovo?
R.
  1. Nessa região há problemas de ordem étnico-territorial.
  2. Conflito entre as identidades nacionais na Europa, reforçado pelo desmonte dos Estados socialistas no Leste Europeu
  3. Sérvios lutavam pela manutenção da sua hegemonia na região