quarta-feira, 1 de março de 2017

Mesopotâmia e Egito

Mesopotâmia




Significa: Região entre rios.
Neste caso vamos estudar rios Tigre e Eufrates.
Características geográficas:
Norte, montanhoso e seco.

Sul, inverno rigorosos.

http://3.bp.blogspot.com/-5VYGm8x2oH4/VNqGwbfI-kI/AAAAAAAAA2M/
h8bGmI_6omo/s1600/imagem2.jpg



Os rios transbordam em uma época que permite água para as plantações. No entanto, as vezes se transformam em verdadeiras catástrofes.
Os homens precisaram aprender a se protegeram:
Canais de irrigação, poços, barragens, técnicas foram aperfeiçoadas.
Hoje é o atual Iraque, que continua atrativo, pois tem um dos recursos naturais mais importantes, o petróleo.

http://www.putsgrilo.com.br/wp-content/uploads/2009/09/mapa_mundi.jpg


Diferenças sociais

Atividade agrícola e a domesticação de animais fixaram grupos em um território.
A sedentarizarão começou quando desenvolveram a atividade agrícola.
Surgindo os primeiros núcleos urbanos, que dariam origem às cidades.
Levando a necessidade de uma estrutura social e a divisão de tarefas.

Marcando o período da história em que observamos o nascimento das chamadas “sociedades hidráulicas”, a Mesopotâmia atraiu diversas civilizações em virtude de seus amplos recursos hídricos. Com o desenvolvimento agrícola ali observado, podemos ver a formação de vários centros urbanos, onde temos a elaboração de complexas atividades culturais, religiosas e políticas.
A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de possuir uma área agricultável extensa, favorecida pelos rios Tigre e Eufrates.


No decorrer da história mesopotâmica, os sumérios são considerados como a primeira civilização a ocupar os territórios entre os rios Tigre e Eufrates.Entre os sumérios, podemos observar que os templos e ziggurats (o zigurate era uma espécie de templo construído pelos assírios, babilônios e sumérios, povos da Antiga Mesopotâmia.) tinham a dupla função de servir como centro de adoração religiosa e estocar a produção agrícola local.


http://2.bp.blogspot.com/-94bVAucyeV4/VpS0aywr6CI/AAAAAAAAGVU/
1aZhLGif9W4/s1600/zigurate.jpg







As sociedades que, na Antiguidade, habitavam os vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates tinham em comum o fato de haverem possibilitado a formação do Estado a partir da produção de excedentes, da necessidade de controle hidráulico e da diferenciação social.
http://www.clickestudante.com/thumbnail.php?imagem=painel/files/06FA6.jpg
Marcando o processo de formação que se desenrola na formação das primeiras civilizações, os povos que habitaram a região do Nilo, Tigre e Eufrates tinham no uso do rico suporte hidráulico dessas regiões a criação de sociedades complexas onde vemos a presença de um grande contingente populacional, a formação de instituições políticas e diferenciações sociais.


O território mesopotâmico contava  com grandes recursos hídricos, porém não havia uma disponibilidade de terras regular.
Essa região foi palco de vários conflitos militares que abriram portas para a alternância de poder entre diferentes civilizações.



Piramide social Mesopotâmia


http://3.bp.blogspot.com/-jr5zDYBJ-14/T8gh3IoOFuI/AAAAAAAAAAo/
gBkkB5vutgw/s1600/piramede+social.jpg



Primeiro Grande Império


O primeiro grande império mesopotâmico (Império Babilônico)  foi resultado dos babilônicos sobre a mesopotâmia. Reinado de Hamurabi.
Código de Hamurabi: Pedra contendo um conjunto de leis  organizadas por ele (Hamurabi), encontrada praticamente intacto, 3.700 anos após sua elaboração ( o achado ocorreu em 1902).


A lei (ou pena) de talião é o ponto principal e fundamental para o Código de Hammurabi.
Talião não é um nome próprio, o termo vem do latim talionis, que significa “como tal”, “idêntico”.
Uma pena que tem como objetivo a justa reciprocidade do crime, expressão “olho por olho, dente por dente”.


O objetivo aparente, dessa legislação visava trazer a justice.

http://alunosonline.uol.com.br/upload/conteudo_legenda/27e4538a1c9678a74ef99138c3dfdf2e.jpg


Império Assírio


Império Assírio durou em torno de 1.200 anos, conhecido como o mais cruel império.
Cortavam a cabeça dos líderes inimigos e penduravam em estacas pela cidade tomada.
Arrancavam a pele, a língua, furavam os olhos e outras torturas com os líderes inimigo.
Utilizavam cavalo, arco e flecha.

http://escolakids.uol.com.br/public/images/legenda/07f978696f7a0176b5e70cfb41e84245.jpg



Segundo Império Babilônico


Rei Nabucodonosor, grande líder e segundo alguns historiadores foi responsável por uma das sete maravilhas do mundo os Jardins Suspensos da Babilônia. Em 539 a. C foi o fim deste império.
Dando início ao grande Império Persa até 331 a. C quando o general Alexandre, o Grande derrotou o ultimo rei persa, Dario III.

http://drupal-multisite-s3.s3-us-west-2.amazonaws.com/files/jardins-suspensos-babilonia-2.jpg

Aspectos culturais

  • Arte: Sem dúvida encontramos na arquitetura, onde encontramos imensos palácios e templos. Construções realizadas com tijolos de barros.
  • As esculturas também foram outra grande fonte de manifestação cultural destes povos.
  • A escrita, primeiramente desenvolveram como peixes, vacas e flechas chamamos de pictografia. Depois desenvolveram alguns símbolos denominados ideograma, mais tarde utilizaram uma ferramenta chamada cunha, o nome desta escrita é cuneiforme.
  • Literatura: Destaque na Epopeia de Gilgamesh, um conte semelhante ao diluvio.
  • Religião: Politeísta, acreditavam em vários deuses. E adoravam as forças da natureza.
  • Religião : Os  sacerdotes ampliavam o seu poder ao administrar a produção alimentar, isso acontecia com frequência, assim eles recebiam várias ofertas em troca de seus préstimos religiosos.  




Egito


Rio Nilo


Devido aos matérias orgânicos como as  folhas entre outros, que são levadas para a margem do rio Nilo e tornando-se um importante adubo, permitiu o desenvolvimento da agricultura e da sedentarizarão nesta região.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/9e/Nile.png/300px-Nile.png


Curiosidades

Maior do mundo
O Nilo é normalmente tido como o maior rio do mundo, com um comprimento de cerca de 6852 km, [2] e o Amazonas como o segundo maior, com um comprimento de cerca de 6400 km. O debate sobre a verdadeira origem (nascente) dos respectivos rios e, portanto, sob o seu comprimento, intensificou-se nas últimas décadas.
 Segundo estudos brasileiros e peruanos efectuados em 2007 e 2008,[4] foram acrescentados à nascente do Amazonas os canais de maré da bacia do interior sul da Amazónia e o estuário do Pará do Tocantins, concluindo-se dessa forma que o Amazonas tem um comprimento de 6992 km sendo portanto maior que o Nilo, cujos estudos até a data apontavam para um comprimento calculado em 6853 km,[5] quando se suponha que a nascente do Nilo era no rio Akagera.[9] No entanto, estudos efectuados em 2009 apontam para que a nascente do Nilo seja no rio Rukarara passando este a ter 7088 km[1] e voltando novamente a ser o maior rio do mundo. Todos estes estudos levam a que o comprimento de ambos os rios permaneça em aberto, continuando por isso o debate e como tal, continuando-se a considerar o Nilo como o rio mais longo.[3] 
 https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Nilo



Rio Nilo

Sem o rio Nilo o Egito Antigo jamais teria se desenvolvido, pois era impossível para a subsistência do ser humano , então é o motivo da famosa frase: O Egito é uma dádiva do Nilo.
 Formação das Classes:
  • Classes Alta: O Faraó, os seus familiares, os nobres e os altos sacerdotes.
  • Classe Média: Escribas e soldados.
  • Classe baixa: camponeses artesão e escravos.



Pirâmide Social Egipcia

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgoSyXW94yH4QQIfgyJqpmPCU3Rfe1LOV44pOUikvglNLe-dNbsVKNloKbKZhoKGaYxyRVfr36hdQvcWn4VX_VjwifrXdRF-In_CjjIQt0f6LFOuZ6Dv1A5e1apf2nKfgZVgZTwxibDE3I/s640/piramide+social.jpg


Características do faraó:
  • Poder quase ilimitado
  • Era o representante mais próximo de Deus
  • Tinha um governo Teocracia.


A palavra Faraó significa Grande Morada.

A religião do Antigo Egito caracterizava-se, entre outros aspectos, pela grande quantidade de deu­ses e pela forte crença na vida após a morte, os cultos oficiais egípcios não tinham um ca­ráter popular. 
As cerimônias eram realizadas em templos aos quais as pessoas comuns não tinham acesso.
 O povo preferia os rituais de adivinhação e cura, que respondiam aos pro­blemas de sua vida cotidiana.

Administração


A nobreza dominava os mais altos cargos na estrutura administrativa e recebia a proteção do faraó.
Sacerdotes era responsáveis pela administração religiosa.
Soldados: Quando começaram a ter mais contatos com outros povos o poder e prestígio do soldado foi valorizado, ficava na defesa do império
Escribas responsáveis pela escrita importantíssimo para organização política e econômica. Uma profissão muito respeitada.
Camponeses, artesão e escravos: trabalhavam muito e em condições muito duras.

Pirâmide de Quéops




Unificação do Egito


As primeiras comunidade na região do Nilo foi denominada nomos.
Os nomos do sul se uniram em torno do Reino do Alto Egito e os do norte Reino do Baixo Egito, os dois reinos foram unificados pelo faraó Menés.


Economia


A economia egípcia é uma das mais diversificadas na África, com setores como o turismo, a agricultura, indústria e serviços em níveis de produção quase iguais. O Egito é considerado uma potência média, com influência cultural, política e militar significativa no Norte da África, no Oriente Médio e no mundo muçulmano.
Os egípcios tiveram muita criatividade, pois construíram diques e barragens para proteger vilas e casas, além de, Canais de irrigações para levar água do rio para as regiões mais distantes.


Para entendermos melhor a cultura egípcia vamos estudar a fotografia abaixo:

 
http://2.bp.blogspot.com/-aVvYNF1Bws4/T53z9jRC6EI/AAAAAAAAADg/
WTbAAhKKMj0/s1600/1.JPG


Na figura acima

Percebemos que o ecossistema do Nilo tinha como um dos elementos o sol, o qual está representado na figura de um deus, com disco solar sobre a cabeça, transmitindo a ideia de que ele ilumina e aquece o rio, a terra e os homens.

Observe as árvores frutíferas, cenas de plantio e colheita ocupado o centro da pintura, indica a importância das águas do rio  e também q luz da divindade solar para o ecossistema.

Fases da História Egípcia


Antigo Reino: Os faraós exerceram grande poder, foi construída a primeira pirâmide, Saqqara ou Djoser.
Médio Reino: Início com o fortalecimento do poder dos faraós.
Neste período chegaram povos vindo da Síria-Palestina ao Egito. Depois os Hicsos que invadiram o Egito dominavam os cavalos e o usavam como armas, conquistaram o Egito.
Mais tarde os egípcios retornaram ao poder.

Você sabia...


Quando um corpo era mumificado, o cérebro era removido por uma das narinas. As vísceras eram retiradas por um corte do lado esquerdo do abdômen. Pulmões, intestinos, estômago e fígado iam para vasos especiais, cada um desses órgãos tinha um vaso específico. O resto, incluindo o cérebro, era jogado no Nilo. O único órgão que permanecia no corpo era o coração, pois os antigos egípcios o consideravam a sede da alma.
As mulheres do Antigo Egito, usufruíam de igualdade legal e econômica com os homens. Entretanto, havia restrições: embora recebessem educação, as mulheres não podiam, por exemplo, ser escribas, entre outras profissões que lhes eram vetadas. Uma mulher podia ser faraó, embora fosse extremamente raro.


Vasos Canopos

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYAKNr2FkXhlwX2Hng6RYQA-UgTplIgeppluqB1qtHiaJltg4MzGkFhr6mllax-8SKbshf2OgJBCstj-7Gu6V2g1XjIvAKjriRLLufY6RZ5DUhTuP41Zw3_jugJ9S8FzC8nWnsv9FvvfP2/
s1600/vasos_canopos_hijos_de_Horus.jpg

http://4.bp.blogspot.com/-ZbdMBjodZdE/VYnwU6vxwuI/AAAAAAAAAWY/
EuN1TvZ2gnA/s1600/images.jpg5.jpg


Eram politeísta.
Deuses antropozoomórficos ( deuses em forma de homem e animal)
Ideia de vida após a morte.

Escrita


Foram responsáveis pela existência de três modos diferentes de escrita:
  • demótica, compreendida por grande parte da população e utilizada para a realização de negócios;
  • a hieroglífica, empregada nas escritas sagradas e na parede dos túmulos;
  • e o hierática, uma versão simplificada do sistema anterior.