sexta-feira, 28 de abril de 2017

Cronograma P1 Geografia - 2º Bimestre




Cronograma P1 Geografia - 2º Bimestre


A seguir os link para estudo de cada classe do  

Colégio Adventista de São Caetano do Sul

Matéria Geografia

03/05/2017







Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus?E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo.Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou. João 9: 35 - 38

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Cronograma Avaliação P1 História - 2º Bimestre

Cronograma Avaliação P1 História - 2º Bimestre

A seguir os link para estudo de cada classe do  

Colégio Adventista de São Caetano do Sul

Matéria História

03/05/2017



Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus?E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo.Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou. João 9: 35 - 38


Resposta Atividade complementar Monarquia e República Romano

Resposta Atividade complementar 
Monarquia e República Romano



Vídeo aula - Vídeo explicando as atividades complementares dessa matéria.








1- Explique o mito romano  da loba e dos gêmeos.
R.
Segundo a mitologia romana Rômulo e Remo são dois irmãos gêmeos. Rômulo teria sido  foi o fundador da cidade de Roma e seu primeiro rei.
Segundo a lenda, que Rômulo e Remo, eram filhos do deus grego Marte e da mortal Réia Sílvia filha de Numitor, rei de Alba Longa.
Amúlio, irmão do rei Númitor, deu um golpe e se apoderou da coroa e fez de Númitor seu prisioneiro.
Amúlio, rei tirano, ao saber das crianças as jogou no rio Tibre.
A correnteza os arremessou à margem do rio e foram encontrados por uma loba, que teria os amamentado, depois foram encontrados por um pastor que junto com sua esposa os criou como filhos.
Retornaram a Alba Longa, mataram Amúlio e libertaram Númitor.
Numitor recompensou os netos dando-lhes direito de fundar uma cidade junto ao rio Tibre, porem os dois irmão tiveram uma discussão, o qual Rômulo acaba matando Remo e se tornando o primeiro rei de Roma.

2- Como foi a formação de Roma através da História?
R.
Antes da criação da cidade de Roma, os etruscos se destacavam como uma das principais civilizações da porção central da Península Itálica.
Segundo especialistas, a fundação de Roma ocorreu a partir da construção de uma fortificação criada pelos latinos e sabinos. Esses dois povos tomaram tal iniciativa, pois resistiam às incursões militares feitas pelos etruscos. No entanto, os mesmos etruscos vieram a dominar a região no século VII a.C.. A partir da fixação desses povos, compreende-se historicamente o início da civilização romana.

3- O que foi o rapto das sabinas?
R.
O Rapto das Sabinas é uma lenda através da qual se explica a ligação dos romanos com os sabinos ainda nas origens da cidade de Roma.

4- Qual a influência dos Etruscos para Roma?
R.
Os Etruscos habitavam a Etrúria e influenciaram o desenvolvimento da cultura romana após terem invadido a cidade e a dominado militar e politicamente
A influência etrusca foi sentida de várias formas, principalmente na urbanização de Roma, construindo seus canais de drenagem e transformando o Fórum no centro da cidade.

5- Quem foram os irmão Tibério e Caio Graco?
R.
Com o direitos  conquistados os plebeus conseguiram representantes e assim entra a participação de dois irmãos: Tibério e Caio Graco, eleitos Tribunos da Plebe.
 Defenderam reformas agrárias para atender aos desempregados e diminuir problemas sociais.

6-Qual foi o motivo da Guerras Púnica?
R.
Entre Roma e a cidade - estado de Cartago pelo controle da ilha de Sicília, pois sua localização era estratégica e quem a domina-se acabaria tendo o controle da região do Mar Mediterrâneo.

7- Por que o  o século III da era cristã é considerado o século das crises?
R.
O império romano começou a sofrer a terrível crise do trabalho escravo, base principal de sua riqueza. 

8- Quem foi Júlio Cesar?
R.
Foi um grande líder que obteve poderes e privilégios especiais, como os títulos de ditador perpétuo e de censor vitalício, suscitando lutas políticas pelo poder, sobretudo no Senado Romano.

9- O que foi o Édito de Milão?
R.
Foi um decreto estabelecido por Constantino trazendo liberdade ao culto cristão. Tornou Constantino um protetor.

10- O que foi o Édito de Milão?
R.
O Édito de Milão, promulgado a 13 de junho de 313 pelo imperador Constantino (306-337), assegurou a tolerância e liberdade de culto para com os cristãos, alargada a todo o território do Império Romano.

 11- O que foi o Édito de Tessalonica?
R.
Édito Tessalónica, em fevereiro de 380 d.C., os imperadores do império romano do ocidente e oriente estabeleceram que o Cristianismo tornar-se-ia a religião oficial do mesmo império, sendo imposta a toda a população, abolindo assim todas as práticas politeístas dentro dos domínios do Império, pelo qual todos os súditos eram obrigados a seguirem a ortodoxia católica.


 12- Quais as classes sociais da Monarquia Romana?
R.
  • Patrícios
  • Clientes
  • Plebeus


 13 - Quais as classes sociais da República Romana?
R.
  • Patricios
  •  Clientes
  •  Cavaleiro
  • Plebeus
  •  escravos

Respostas Atividades Complementares Poluição Ambiental e Regiões do Brasil

Respostas Atividades  Complementares
Poluição Ambiental e Regiões do Brasil

1- Explique o que são:

  •  chuvas ácidas-

A chuva ácida é a designação dada à chuva , ou qualquer outra forma de precipitação atmosférica, cuja acidez seja substancialmente maior do que a resultante do dióxido de carbono (CO2) atmosférico dissolvido na água precipitada.

  • Impermeabilização de solo

Os calçamentos e as pavimentações urbanas impermeabilizam o solo.
Sob forte precipitações as tubulações da cidade não são suficientes e eficientes para conter o acúmulo  de água.
Ilhas de calor- No centros urbanos com elevado grau de industrialização, poluição de carros, ocorre um grande aumento de temperatura, em algumas áreas a a elevar o grau até 10C.

  • Degradação dos Corpos d’água

A degradação dos cursos d'água acontece de duas principais formas: a poluição dos rios e também o assoreamento causado pela erosão e deposição de sedimentos.

  • Desertificação

Desertificação é um fenômeno em que um determinado solo é transformado em deserto, através da ação humana ou processo natural. No processo de desertificação a vegetação se reduz ou acaba totalmente, através do desmatamento.


2- Cite duas características do desmatamento e suas consequências para a população urbana.
R.
A erosão pluvial das encostas devido, principalmente, ao processo de desmatamento, as áreas rebaixadas ao entorno sofrem as consequências. Quando há chuvas intensas, os sedimentos erodidos das encostas são levados para os rios nas partes mais baixas do relevo, assoreando esses rios, que acabam não comportando o volume de água adequado em seu leito.

Enchentes e assoreamento


3- Quais fontes de energia que tem um menor impacto ambiental. Por que?
R.
Eólica e solar, devido a não utilizarem recursos limitados e não soltarem gases tóxicos.


4- Cite dois aspectos que prejudicam o redirecionamento dos cursos fluviais no Brasil.

R.
Tecnicas de agricultura mal direcionadas
Hidrelétricas


5- Com o desenvolvimento dos meios de comunicação, as sedes das empresas se desmembram das áreas de produção. Como são levadas esse tipo de desenvolvimento de comunicação para as  regiõess Norte, Nordeste e Centro-Oeste?
R.
Desconcentração da produção industrial
Isenção  ou diminuição de impostos  (Zona Franca de Manaus)
Desapropriação de terras


6- A partir da década de 1970, o Governo Federal passou a intervir de forma mais decisiva na Região Centro-Oeste. Cite 3 desses incentivos.
R.
Os avanços da fronteira agrícola do sul em direção ao centro-oeste dinamizaram a economia da região a partir do agronegócio, baseado principalmente na produção de soja. O uso de máquinas nas lavouras e o crescimento de agroindústrias contribuíram para o êxodo rural e, assim, o crescimento das áreas urbanas na região, degradando ainda mais a vegetação do Cerrado.


7- A região Nordeste é dividida em quatro, processo conhecido como as sub-regiões do Nordeste. Cite essas divisões e suas características.
R.
Zona da Mata – Essa faixa se estende uma faixa litorânea de até 200 km de largura, do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia. Também apresenta uma maior concentração populacional, é a mais urbanizada das sub-regiões.

Agreste –  Área de transição entre o sertão semiárido e a zona da mata, úmida e cheia de brejos.

Sertão – Clima semiárido, compreende o centro da Região Nordeste, está presente em quase todos os estados, possui o menor índice demográfico da Região.

Meio-norte – é uma faixa de transição entre a Amazônia e o sertão semiárido do Nordeste, é composta pelos estados do Maranhão e oeste do Piauí.




Respostas Atividades Complementares Revolução Americana e Revolução Francesa

Respostas Atividades Complementares
Revolução Americana e Revolução Francesa

1- Quais fatores levaram a Revolução Americana?

R.
Um dos principais  motivos que levou à revolução foi o fato de a Inglaterra não ceder sobre o tratamento com as colônias.
Cobrar dos colonos diversos  impostos a valores exorbitantes.
Restringir os direitos dos colonos.
E nã entrar em consenso depois do congress da Filadélfia.



2- Qual a importância da Revolução Americana?
R.
A Revolução Americana foi a revolta das colónias inglesas na América do Norte ocorrida entre 1775 e 1783, que resultou na instituição dos Estados Unidos da América. Serviu como marco para outras independência na América.

3- Cite 3 diferenças entre colônias do sul e as colônias do Norte.
 R.
Sul:
  • Economia escravista
  • voltada mercado externo
  • Monocultura


Norte:
  • Mão de obra livre
  • Mercado interno
  • Policultura



4- Quais foram as leis intoleráveis? E explique o resultado final dessa repressão da metrópole inglesa.
R.
Foram várias, mas as mais graves foram a Lei do Chá e o fechamento do Porto de Boston.
O governo britânico aprovou, em seguida, leis ainda mais duras, que os colonos chamaram de “Leis Intoleráveis”. A mais dura delas impunha o fechamento do porto de Boston até que os colonos pagassem pelo chá que haviam destruído. Massachusetts foi colocada sob governo militar.


5- O que foi a Guerra dos Sete Anos?
R.
Após a Guerra dos Sete Anos, entre  França e Inglaterra (1756 1763), por territórios. A Grã-Bretanha obrigou-se a ter um domínio mais rígido com as colônias devido a sua situação financeira, mesma ganhando o gasto foi muito alto, assim decidiu que as colônias deveriam ajudar pagar a divida.


6- Sobre a Revolução Francesa qual a sua importância no Regime absolutista?
R.
Revolução Francesa possa ser vista como um verdadeiro “processo revolucionário”.
Revolução Francesa representou um marco na História Ocidental por seu caráter de ruptura em relação ao Antigo Regime, a crescente mobilização do Terceiro Estado, liderado pela burguesia, contra os privilégios do clero e da nobreza.


7- Como viviam os pobres na França no contexto anterior a Revolução Francesa?
R.
A vida dos trabalhadores e camponeses era de extrema miséria, portanto, desejavam melhorias na qualidade de vida e de trabalho, característica feudal onde se encontrava como marco principal a miséria, fome, guerra dos 7 anos, altos tributos e isenção do Clero e nobreza.


8- Como viviam a nobreza na França no contexto anterior a Revolução Francesa?
R.
 A sociedade francesa do século XVIII era estratificada e hierarquizada. No topo da pirâmide social, estava o clero que também tinha o privilégio de não pagar impostos. Abaixo do clero, estava a nobreza formada pelo rei, sua família, condes, duques, marqueses e outros nobres que viviam de banquetes e muito luxo na corte. Isentos de impostos e ocupando os mais altos cargos.

9- Como classificamos a população francesa do século XVIII?
R.
1º Estado – Clero
2ºEstado – Nobreza
3º Estado – Burguesia, comerciante e camponeses.


10- Quais as fases da Revolução Francesa?
R.
  • Assembleia Geral (1788-1791)
  • Monarquia Constitucional (1791-1792)
  • Convenção Nacional (1792-1795)
  • Diretório (1795-1799)


11- O que foi a fase do terror?
R.

Implantada por Robespierre. Durante essa era, ele agiu de modo ditatorial objetivando alcançar um governo democrático, condenando todos os que eram considerados suspeitos à guilhotina.