sexta-feira, 28 de abril de 2017
quinta-feira, 27 de abril de 2017
Cronograma Avaliação P1 História - 2º Bimestre
A seguir os link para estudo de cada classe do
Colégio Adventista de São Caetano do Sul
Matéria História
03/05/2017
2º A Revolução Americana, revolução Francesa e Atividades Complementares Revolução Americana e Revolução Francesa
Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus?E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo.Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou. João 9: 35 - 38
Resposta Atividade complementar Monarquia e República Romano
Resposta Atividade complementar
Monarquia e República Romano
Vídeo aula - Vídeo explicando as atividades complementares dessa matéria.
1- Explique o mito romano da loba e dos gêmeos.
R.
Segundo a mitologia
romana Rômulo e Remo são dois irmãos gêmeos. Rômulo teria sido foi o
fundador da cidade de Roma e seu primeiro rei.
Segundo a lenda, que
Rômulo e Remo, eram filhos do deus grego Marte e da mortal Réia Sílvia filha de
Numitor, rei de Alba Longa.
Amúlio, irmão do rei
Númitor, deu um golpe e se apoderou da coroa e fez de Númitor seu prisioneiro.
Amúlio, rei tirano,
ao saber das crianças as jogou no rio Tibre.
A correnteza os
arremessou à margem do rio e foram encontrados por uma loba, que teria os
amamentado, depois foram encontrados por um pastor que junto com sua esposa os
criou como filhos.
Retornaram a Alba
Longa, mataram Amúlio e libertaram Númitor.
Numitor recompensou
os netos dando-lhes direito de fundar uma cidade junto ao rio Tibre, porem os
dois irmão tiveram uma discussão, o qual Rômulo acaba matando Remo e se
tornando o primeiro rei de Roma.
2- Como foi a formação
de Roma através da História?
R.
Antes da criação da
cidade de Roma, os etruscos se destacavam como uma das principais civilizações
da porção central da Península Itálica.
Segundo
especialistas, a fundação de Roma ocorreu a partir da construção de uma
fortificação criada pelos latinos e sabinos. Esses dois povos tomaram tal
iniciativa, pois resistiam às incursões militares feitas pelos etruscos. No
entanto, os mesmos etruscos vieram a dominar a região no século VII a.C.. A
partir da fixação desses povos, compreende-se historicamente o início da
civilização romana.
3- O que foi o rapto das
sabinas?
R.
O Rapto das Sabinas é
uma lenda através da qual se explica a ligação dos romanos com os sabinos ainda
nas origens da cidade de Roma.
4- Qual a influência dos
Etruscos para Roma?
R.
Os Etruscos habitavam
a Etrúria e influenciaram o desenvolvimento da cultura romana após terem
invadido a cidade e a dominado militar e politicamente
A influência etrusca
foi sentida de várias formas, principalmente na urbanização de Roma,
construindo seus canais de drenagem e transformando o Fórum no centro da
cidade.
5- Quem foram os irmão
Tibério e Caio Graco?
R.
Com o direitos
conquistados os plebeus conseguiram representantes e assim entra a participação
de dois irmãos: Tibério e Caio Graco, eleitos Tribunos da Plebe.
Defenderam
reformas agrárias para atender aos desempregados e diminuir problemas sociais.
6-Qual foi o motivo da
Guerras Púnica?
R.
Entre Roma e a cidade - estado de Cartago pelo controle da ilha de
Sicília, pois sua localização era estratégica e quem a domina-se acabaria tendo
o controle da região do Mar Mediterrâneo.
7- Por que o o
século III da era cristã é considerado o século das crises?
R.
O império romano começou a sofrer a terrível crise do trabalho escravo,
base principal de sua riqueza.
8- Quem foi Júlio Cesar?
R.
Foi um grande líder
que obteve poderes e privilégios especiais, como os títulos de ditador perpétuo
e de censor vitalício, suscitando lutas políticas pelo poder, sobretudo no
Senado Romano.
9- O que foi o Édito de
Milão?
R.
Foi um decreto
estabelecido por Constantino trazendo liberdade ao culto cristão. Tornou
Constantino um protetor.
10- O que foi o Édito de
Milão?
R.
O Édito de Milão,
promulgado a 13 de junho de 313 pelo imperador Constantino (306-337), assegurou
a tolerância e liberdade de culto para com os cristãos, alargada a todo o
território do Império Romano.
11- O que foi o Édito de Tessalonica?
R.
Édito Tessalónica, em
fevereiro de 380 d.C., os imperadores do império romano do ocidente e oriente
estabeleceram que o Cristianismo tornar-se-ia a religião oficial do mesmo
império, sendo imposta a toda a população, abolindo assim todas as práticas
politeístas dentro dos domínios do Império, pelo qual todos os súditos eram
obrigados a seguirem a ortodoxia católica.
12- Quais as classes sociais da Monarquia Romana?
R.
- Patrícios
- Clientes
- Plebeus
13 - Quais as classes sociais da República Romana?
R.
- Patricios
- Clientes
- Cavaleiro
- Plebeus
- escravos
Respostas Atividades Complementares Poluição Ambiental e Regiões do Brasil
Respostas Atividades Complementares
Poluição Ambiental e Regiões do Brasil
1- Explique o que
são:
- chuvas ácidas-
A
chuva ácida é a designação dada à chuva , ou qualquer outra forma de
precipitação atmosférica, cuja acidez seja substancialmente maior do que a
resultante do dióxido de carbono (CO2) atmosférico dissolvido na
água precipitada.
- Impermeabilização de solo
Os calçamentos e as
pavimentações urbanas impermeabilizam o solo.
Sob
forte precipitações as tubulações da cidade não são suficientes e eficientes
para conter o acúmulo de água.
Ilhas
de calor- No centros urbanos com elevado grau de industrialização, poluição de
carros, ocorre um grande aumento de temperatura, em algumas áreas a a elevar o
grau até 10C.
- Degradação dos Corpos d’água
A
degradação dos cursos d'água acontece de duas principais formas: a poluição dos
rios e também o assoreamento causado pela erosão e deposição de sedimentos.
- Desertificação
Desertificação
é um fenômeno em que um determinado solo é transformado em deserto, através da
ação humana ou processo natural. No processo de desertificação a vegetação se
reduz ou acaba totalmente, através do desmatamento.
2- Cite duas
características do desmatamento e suas consequências para a população urbana.
R.
A erosão pluvial das
encostas devido, principalmente, ao processo de desmatamento, as áreas
rebaixadas ao entorno sofrem as consequências. Quando há chuvas intensas, os
sedimentos erodidos das encostas são levados para os rios nas partes mais
baixas do relevo, assoreando esses rios, que acabam não comportando o volume de
água adequado em seu leito.
Enchentes e
assoreamento
3- Quais fontes de
energia que tem um menor impacto ambiental. Por que?
R.
Eólica e solar, devido a não utilizarem recursos limitados e não soltarem gases tóxicos.
4- Cite dois aspectos
que prejudicam o redirecionamento dos cursos fluviais no Brasil.
R.
Tecnicas de
agricultura mal direcionadas
Hidrelétricas
5- Com o
desenvolvimento dos meios de comunicação, as sedes das empresas se desmembram
das áreas de produção. Como são levadas esse tipo de desenvolvimento de
comunicação para as regiõess Norte, Nordeste e Centro-Oeste?
R.
Desconcentração da produção
industrial
Isenção ou diminuição de impostos (Zona Franca de Manaus)
Desapropriação de
terras
6- A partir da década
de 1970, o Governo Federal passou a intervir de forma mais decisiva na Região
Centro-Oeste. Cite 3 desses incentivos.
R.
Os avanços da
fronteira agrícola do sul em direção ao centro-oeste dinamizaram a economia da
região a partir do agronegócio, baseado principalmente na produção de soja. O
uso de máquinas nas lavouras e o crescimento de agroindústrias
contribuíram para o êxodo rural e, assim, o crescimento das áreas urbanas
na região, degradando ainda mais a vegetação do Cerrado.
7- A região Nordeste
é dividida em quatro, processo conhecido como as sub-regiões do Nordeste. Cite
essas divisões e suas características.
R.
Zona da Mata – Essa faixa se estende uma faixa litorânea de até
200 km de largura, do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia. Também apresenta uma
maior concentração populacional, é a mais urbanizada das sub-regiões.
Agreste – Área de transição entre o sertão semiárido e
a zona da mata, úmida e cheia de brejos.
Sertão – Clima
semiárido, compreende o centro da Região Nordeste, está presente em quase todos
os estados, possui o menor índice demográfico da Região.
Meio-norte – é uma faixa de transição entre a Amazônia e o
sertão semiárido do Nordeste, é composta pelos estados do Maranhão e oeste do
Piauí.
Respostas Atividades Complementares Revolução Americana e Revolução Francesa
Respostas Atividades Complementares
Revolução Americana e Revolução Francesa
1- Quais
fatores levaram a Revolução Americana?
R.
Um dos principais motivos que levou à revolução foi o fato de a
Inglaterra não ceder sobre o tratamento com as colônias.
Cobrar dos colonos diversos impostos a valores exorbitantes.
Restringir os direitos dos colonos.
E nã entrar em consenso depois do congress da Filadélfia.
2- Qual a
importância da Revolução Americana?
R.
A Revolução Americana foi a revolta das
colónias inglesas na América do Norte ocorrida entre 1775 e 1783, que resultou
na instituição dos Estados Unidos da América. Serviu como marco para outras independência
na América.
3- Cite 3
diferenças entre colônias do sul e as colônias do Norte.
Sul:
- Economia escravista
- voltada mercado externo
- Monocultura
Norte:
- Mão de obra livre
- Mercado interno
- Policultura
4- Quais
foram as leis intoleráveis? E explique o resultado final dessa repressão da
metrópole inglesa.
R.
Foram
várias, mas as mais graves foram a Lei do Chá e o fechamento do Porto de
Boston.
O
governo britânico aprovou, em seguida, leis ainda mais duras, que os colonos
chamaram de “Leis Intoleráveis”. A mais dura delas impunha o fechamento do porto de Boston até que os colonos pagassem pelo chá que
haviam destruído. Massachusetts foi colocada sob governo militar.
5- O que
foi a Guerra dos Sete Anos?
R.
Após a
Guerra dos Sete Anos, entre França e Inglaterra (1756 1763), por
territórios. A Grã-Bretanha obrigou-se a ter um domínio mais rígido com as
colônias devido a sua situação financeira, mesma ganhando o gasto foi muito
alto, assim decidiu que as colônias deveriam ajudar pagar a divida.
6- Sobre a
Revolução Francesa qual a sua importância no Regime absolutista?
R.
Revolução
Francesa possa ser vista como um verdadeiro “processo revolucionário”.
Revolução
Francesa representou um marco na História Ocidental por seu caráter de ruptura
em relação ao Antigo Regime, a crescente mobilização do Terceiro Estado,
liderado pela burguesia, contra os privilégios do clero e da nobreza.
7- Como
viviam os pobres na França no contexto anterior a Revolução Francesa?
R.
A vida
dos trabalhadores e camponeses era de extrema miséria, portanto, desejavam
melhorias na qualidade de vida e de trabalho, característica feudal onde se encontrava como marco principal a miséria,
fome, guerra dos 7 anos, altos tributos e isenção do Clero e nobreza.
8- Como
viviam a nobreza na França no contexto anterior a Revolução Francesa?
R.
A
sociedade francesa do século XVIII era estratificada e hierarquizada. No topo
da pirâmide social, estava o clero que também tinha o privilégio de
não pagar impostos. Abaixo do clero, estava a nobreza formada pelo rei,
sua família, condes, duques, marqueses e outros nobres que viviam de banquetes
e muito luxo na corte. Isentos de impostos e ocupando os mais altos cargos.
9- Como
classificamos a população francesa do século XVIII?
R.
1º
Estado – Clero
2ºEstado
– Nobreza
3º
Estado – Burguesia, comerciante e camponeses.
10- Quais
as fases da Revolução Francesa?
R.
- Assembleia Geral (1788-1791)
- Monarquia Constitucional (1791-1792)
- Convenção Nacional (1792-1795)
- Diretório (1795-1799)
11- O que foi a fase do terror?
R.
Implantada por Robespierre. Durante essa era, ele agiu de modo
ditatorial objetivando alcançar um governo democrático, condenando todos os que
eram considerados suspeitos à guilhotina.
Assinar:
Postagens (Atom)