sexta-feira, 16 de março de 2018

Continente Americano - Parte 2

Continente Americano - Parte 2


Conhecendo os países




America do Norte




America Central





America Insular





America do Sul



Triângulo das Bermudas


Patagonia




Resumão

Populoso (população absoluta): é a quantidade total de habitantes de um determinado lugar. . Povoado (população relativa): refere-se à distribuição da população pelo território, isto é, a sua densidade demográfica, ou número de habitantes por quilômetro quadrado (km²)

América do Norte
o sentido México – Estados Unidos.
Localizada no extremo norte do continente americano, a América do Norte é formada por três países: México, Estados Unidos da América, Canadá.
O inglês é o idioma oficial do Canadá e dos Estados Unidos, no entanto, o idioma oficial do México é o espanhol.
Com elevados Índices de Desenvolvimento Humano, Estados Unidos (0,956) e Canadá (0,966) estão entre os países que apresentam os melhores padrões sociais do planeta. O México, com média de IDH de 0,854, apresenta problemas socioeconômicos semelhantes aos dos outros países latino-americanos.
Com população total de 314.658.780 habitantes, os Estados Unidos é o país mais populoso da América do Norte. O México é o segundo mais populoso (109.610.036 habitantes), o Canadá possui 33.573.467 habitantes.
A quase totalidade da população canadense é de origem europeia, sendo a maior parte de descendência britânica (40%) e francesa (27%).
O sentido dos fluxos migratórios entre México e Estados Unidos não foi alterado, permanecendo

Controlada pelos dinamarqueses, a Groelândia está localizada na América do Norte. Porém, as Malvinas está localizada no extremo sul da América do Sul.
A Groelândia está situada na América do Norte, no entanto,
Os dois territórios localizados na América do Norte pertencentes a países europeus são: Bermudas, localizado a leste dos Estados Unidos, é um território britânico; a Groelândia também está situada na América do Norte, sendo um território pertencente à Dinamarca.
O arquipélago das Bermudas, localizado a leste dos Estados Unidos é um território pertencente a uma nação europeia (Reino Unido), no entanto, o Alasca é uma área dos Estados Unidos.

A América do Norte é banhada pelo oceano Glacial Ártico (ao norte), oceano Atlântico (a leste) e oceano Pacífico (a oeste).
O Alasca é um território localizado a oeste do Canadá, fazendo fronteira terrestre com esse país. É um território estadunidense, cuja aquisição ocorreu em 1867, através de pagamento ao Império Russo. 
O México (1.958.201 quilômetros quadrados) é o menor país do América do Norte. O Canadá possui área de 9.976.139 quilômetros quadrados e os Estados Unidos possui extensão territorial de 9.363.520 quilômetros quadrados.
A Linha do Equador é a responsável pela divisão do globo em hemisfério norte (setentrional) e hemisfério sul (meridional). O território norte-americano está totalmente localizado ao norte dessa linha, pertencendo, portanto, ao hemisfério setentrional.
– O centro-sul do território mexicano está localizado entre o Trópico de Capricórnio e o Trópico de Câncer, pertencendo a Zona Climática Intertropical.



.

A regionalização histórico-social da América divide o continente em Duas regiões: América Latina e América Anglo-saxônica.

America Central
A Guatemala é o país com maior concentração populacional da América Central: 14.026.947 habitantes.
Com 11.204.180 habitantes, Cuba é o segundo país mais populoso da América Central.
A Costa Rica possui 4.578.945 habitantes.
A Jamaica possui 2.718.763 habitantes.

Com 735.612 quilômetros quadrados, a América Central é menor que a América do Sul (17.828.230 km²) e a América do Norte (23.491.085 km²).
A agricultura é responsável por empregar a maioria da população local, além de ser uma das principais fontes de receitas desses países. O turismo se destaca na região do Caribe.
A América Central Continental corresponde ao istmo que liga os territórios da América do Norte à América do Sul. A América Central Insular é composta por milhares de ilhas existentes no mar das Antilhas ou do Caribe.
O Haiti é o país economicamente mais pobre de todo o continente americano. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é o menor da América: 0,532.
Com densidade demográfica de 106,4 habitantes por quilômetro quadrado, a América Central é mais povoada que a América do Sul (21,8 hab/km²)  e a América do Norte (19,4 hab/km²).


America do Sul

países com maior dinamismo econômico, apresentando maior nível de industrialização e grande diversificação de atividade: Brasil, México e Argentina;
países de economia predominantemente agrária ou mineral e com um fraco setor industrial, abrangendo a maioria dos países da América do Sul: Bolívia, Guiana, Suriname e Uruguai.

Leia atentamente e responda corretamente:
O Brasil faz fronteira com 10 dos 12 países da América do Sul, incluindo a Guiana Francesa.
Nos últimos anos, o governo brasileiro ampliou a atenção para a ocupação e a utilização da chamada faixa de fronteira, reconhecendo sua importância territorial estratégica diante do processo de integração sul-americano.
As faixas de fronteira de dois países formam a zona de fronteira, onde parte expressiva das relações transfronteiriças se estabelece nas chamadas cidades-gêmeas.

Economia sul americana
O setor industrial baseia-se no beneficiamento de produtos agrícolas e na produção de bens de consumo. ... O Brasil é responsável por cerca de 60% da produção industrial sul-americana. A mineração no continente inclui a extração de petróleo, cobre, estanho, manganês, ferro, zinco, chumbo, alumínio, prata e ouro.









segunda-feira, 12 de março de 2018

Cronograma Avaliação Sociologia P2 1º Bimestre - 2018


Não clama porventura a sabedoria, e a inteligência não faz ouvir a sua voz?

Provérbios 8:1


 Cronograma Avaliação Sociologia 

P2 1º Bimestre - 2018








Colégio Adventista de Santo André

23/03/2018



Colégio Adventista de São Bernardo do Campo


/03/2018



Colégio Adventista de São Caetano do Sul

/03/2018




  • Em azul resumo da última aula.


  • Em azul resumo da última aula.

  • Em azul resumo da última aula.

Poder do capital e a Sociologia

Poder do capital e a Sociologia


A Sociologia passou a ter mais importância a partir de dois eventos históricos importantes a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
Esses eventos permitiram que a sociedade tivesse uma nova direção seguir. Principalmente por ideais iluminista que defendiam o liberalismo econômico, politico e religioso.


Classe Social

Com a entrada de um modo de produção capitalista, ou seja, uma sociedade capitalista.  
Nesse momento vai se destacar a diferenças entre as classes sociais: burguesia  eproletáriado. 
  • As classes sociais se originam da divisão do trabalho.   

  • Os burgueses são os detentores dos meios de produção, e o proletariado vende sua força de trabalho.

  • As classes sociais são compostas por indivíduos que ocupam uma mesma posição na estrutura produtiva de uma sociedade. 

  • A oposição entre as classes sociais em cada modo de produção foi a principal geradora das grandes transformações históricas por que passou a humanidade até o presente momento. 

  • Na sociedade capitalista, a causa fundamental para a divisão entre as classes sociais é a propriedade privada.


Mobilidade social 

Termo da Sociologia, que descreve a possibilidade de transição de indivíduos e grupos sociais de uma classe social para outra, como também descreve as transições sociais que acontecem dentro de uma mesma classe social.

Mobilidade social horizontal -  há uma alteração de posição provocado por fatores geracionais ou profissionais, mas não implica uma mudança de classe social.
A mobilidade acontece dentro da mesma classe.
Mobilidade social vertical -  há uma alteração de classe social que pode acontecer de forma ascendente (de uma classe baixa para outra superior) ou descendente (de uma classe alta para outra inferior).


Estratificação social 

 No mundo da sociologia, é um conceito que envolve a "classificação das pessoas em grupos com base em condições socioeconômicas comuns; um conjunto relacional das desigualdades com as dimensões econômicas, social, política e Antropologica".


Casta Social 

 As castas são um grupo social hereditário, no qual a condição do indivíduo passa de pai para filho, e cada integrante só pode casar-se com pessoas do seu próprio grupo.
Não existe mobilidade social dentro de uma sociedade de casta. 


Ideologia 
Conjunto de ideias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos.
 De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.
A sociedade capitalista pressupõe a elaboração de um discurso homogêneo, pretensamente universal, que se apoia na classe dominante e tenta não transparecer as forças exploradas.