Transporte Marinho
O porto de Santos, o maior em nosso país, no final do século XX
movimentava aproximadamente 35 milhões de toneladas, classificando-se entre os
portos médios do mundo.
O desafio para os portos brasileiros está em investir cada vez mais em
projetos de modernização, com a tenção especial aos problemas ambientais.
Nos portos, a preocupação está voltada para a contaminação das águas
costeiras que pode ocorrer por várias formas.
No que se refere à territorialização da produção no Brasil contemporâneo,
uma dessas consequências é a redução da exportação de gêneros agrícolas em
função da dificuldade para o escoamento
As hidrovias no Brasil apresentam um custo menor do que os demais
modais, porém a construção delas geraria impactos nos rios de planalto, que são
mais comuns nas áreas economicamente mais ativas do país.
O problema nos portos brasileiros, relacionado com sua ineficiência
estrutural, é um dos principais problemas que atingem as exportações
brasileiras. Essa questão afeta principalmente os produtos agrícolas, que
necessitam mais do transporte hidroviário para o escoamento de suas produções
para o mercado estrangeiro.
Transporte Ferroviários
Considerando símbolo da Revolução Industrial, o trem movido a vapor cortava as cidades europeias.
Novas formas de energia foram descobertas, com o advento d TGV, sigla francesa
que significa trem de grande velocidade, juntamente com o metrô, o transporte
de passageiros via terrestre segue as tendências do mundo moderno.
No Brasil, a utilização de trens como transporte de passageiros não é
tão comum por causa da limitada rede ferroviária.
Em países de grande extensão territorial como a Rússia, Estados Unidos e
Canadá, as ferrovias atravessam o país transportando passageiros e contêineres
carregados de produtos variados.
A maior parte das ferrovias brasileiras encontra-se na região Sudeste.
Essas estruturas foram construídas, em sua maioria, durante o período da
produção de café nessa região, o principal cerne da economia nacional ao final
do século XIX e início do século XX. Posteriormente, a estrutura econômica do
país manteve-se concentrada nessa região, o que favoreceu também a concentração
dessa e de outros tipos de estruturas. No Brasil principal uso das ferrovias é
para o transporte de matérias-primas, principalmente no setor de extrativismo
mineral.
O
sistema de transporte brasileiro, atualmente, encontra-se concentrado nas
rodovias, o que é por muitos considerado um erro, visto que esse modal é mais
caro e menos eficiente do que as ferrovias, que se mantêm estáveis por um longo
período.
Dentre
as razões que podem justificar a ação do governo federal em investir em
ferrovias, podemos citar:
- custos
menores de frete em longas distâncias;
-
menores gastos para mercadorias de baixo preço em relação ao seu volume,
sobretudo as matérias-primas;
-
consequente redução dos produtos para o mercado interno e externo;
- melhor conexão entre pontos distantes, o que é notório no caso do
Brasil, que é um país continental.
Importante:
O transporte ferroviário, apesar do alto custo na implementação, possui
a sua manutenção e consumo a preços viáveis.
Ao
elevar o deslocamento de cargas e pessoas pelas ferrovias, diminui-se o número
de veículos pesados nas rodovias.
Um trem transporta, em média, 120 toneladas de carga por quilômetro com
apenas um litro de óleo diesel, enquanto um caminhão consegue transportar
apenas 30 toneladas de carga por quilômetro com essa mesma quantidade de
combustível.
Estatisticamente, os acidentes com perda de carga em trens são menores
do que com outros tipos de transporte, como o rodoviário.
Transporte Aéreo
O transporte aéreo é o
movimento de pessoas e mercadorias pelo ar com a utilização de aviões ou
helicópteros. O transporte aéreo é usado preferencialmente para movimentar passageiros
ou mercadorias urgentes ou de alto valor.
Até hoje, estadunidenses e brasileiros disputam o título de inventor do
avião. Para os estadunidenses, foram os irmãos Wright, por serem os primeiros a
voarem com um aparelho mais pesado que o ar e com um motor a combustão . Embora
não haja provas concretas deste voo através de filmagens e houvesse apenas três
testemunhas no local além dos irmãos. Para os brasileiros, Santos Dumont, por
ser o primeiro a voar sob os olhares de juízes e de uma multidão, além da
cobertura feita pela imprensa na época e a existência ainda hoje de uma
gravação em rolo do momento em que o 14-bis deixava o chão.
Transporte Rodoviário
O transporte rodoviário é feito por
estradas, rodovias, e outras vias pavimentadas ou não, com a intenção de
movimentar materiais, pessoas ou animais de um determinado ponto a outro.
Representa a maior parte do transporte terrestre.
No
Brasil, o sistema rodoviário é o mais empregado no país, atendendo a maior
parte dos serviços e cerca de 62% dos deslocamentos de cargas.
As
rodovias apresentam a pior relação custo-benefício em relação aos demais
sistemas de transporte. No Brasil, elas apresentam uma acentuada tonelagem e a
maior parte do transporte de passageiros.
O transporte rodoviário em sua maioria é realizado por veículos
automotores, como carros, autocarros e caminhões.
O transporte publico nesse caso levaram a
protestos que tomaram as ruas do Brasil durante o mês de junho de 2013
motivados por problema que aflige grande parte da população que vive nas
grandes cidades do país, principalmente devido
o alto custo e a má qualidade do sistema público de transporte.
O
transporte rodoviário é o transporte feito por estradas, rodovias, ruas e
outras vias pavimentadas ou não, com a intenção de movimentar materiais,
pessoas ou animais de um determinado ponto a outro.
Algumas
das variáveis que envolvem os custos de transporte podem ser citadas:
1 Remuneração do 123;
2 Pessoal (motorista);
3 Seguro do veículo;
4 IPVA/ seguro
obrigatório;
5 Custos
administrativos;
6 Combustível;
7 Pneus;
8 Lubrificantes;
9 Manutenção;
10 Pedágio
Comunicação
A comunicação humana desenvolve-se em diversos campos de diferentes
naturezas, dos quais podemos destacar dois pontos distintos: a comunicação em
pequena escala, e a comunicação em larga escala ou comunicação de
"massa". Em ambos os casos, o ser humano passou a utilizar utensílios
que passaram a auxiliar e a potencializar o processo de produção, envio e
recepção das mensagens. A tecnologia passou a fazer parte da comunicação
humana, assim como, passou a participar da maioria das atividades desenvolvidas
pela humanidade ao longo do seu desenvolvimento.
O trabalho em Call Centers é a exemplificação do
sistema neoliberal, sendo que, no Brasil, a privatização de empresas de
telecomunicações foi um dos marcos iniciais da adoção desse sistema. Após
essas privatizações, houve de fato a massificação das linhas e o gradual
aumento dos telemarketing e a insegurança no trabalho.
Privatização das empresas de telecomunicações;
generalização da
posse de linhas telefônicas;
expansão de serviços de suporte técnico e televendas;
insegurança no mercado de trabalho.
A agilidade nas redes de comunicação possibilita a integração de
empresas multinacionais nos diversos
pontos do globo terrestre em tempo real. A alta tecnologia em comunicação é
fator essencial no sistema econômico globalizado.
Capitalismo informacional O capitalismo informacional corresponde ao
conjunto de transformações provocadas pela revolução tecnológica sobre a
dinâmica socioeconômica mundial.
Exemplo:
Como dispositivo de múltiplos
usos, o telefone celular tem servido cada vez mais de suporte para convergência
de mídia, potencialidade que o tem tornado alvo de investimentos por parte da
indústria. Há previsões de que, em 2020, os dispositivos móveis serão o maior
meio de acesso à internet
Tecnologia
A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e
engenharia.
Existe um equilíbrio grande entre as vantagens e as desvantagens que o
avanço da tecnologia traz para a sociedade. A principal vantagem é refletida na
produção industrial: a tecnologia torna a produção mais rápida e maior e, sendo
assim, o resultado final é um produto mais barato e com maior qualidade.
As
desvantagens que a tecnologia traz são de tal forma preocupantes que quase
superam as vantagens, uma delas é a poluição que, se não for controlada a tempo,
evolui para um quadro irreversível. Outra desvantagem é quanto ao desemprego
gerado pelo uso intensivo das máquinas na indústrias, na agricultura e no
comércio. A este tipo de desemprego, no qual o trabalho do homem é substituído
pelo trabalho das máquinas, denominado desemprego estrutural.
Multinacionais
Multinacionais ou Transnacionais
são corporações (grandes empresas), que possuem matriz em um determinado país e
atua em diversos e distintos territórios dispersos no mundo, ultrapassam os
limites territoriais dos países de origem das empresas com a instalação de
filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima
e mão-de-obra baratas
Dentro
do contexto atual da globalização, é muito comum que essas empresas produzam
cada parte de um produto em países diferentes, com o objetivo de reduzir custos
de produção, portanto essas empresas possuem influência que transcende a
economia, pois elas interferem em governos nas relações entre países.
Fonte : Wikipédia