sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Cronograma Avaliações P2 História e Geografia - 4º Bimestre

História e  Geografia  - 4º Bimestre

                A seguir os link para estudo de cada classe do  

                     Colégio Adventista de São Caetano do Sul

         Matéria  e Geografia

      16/ 11 e 17/11



História -  Ensino Médio


3º Ano A e B  República Velha, Atividades Complementares e Revoltas na república Velha ( Canudos, Vacina, Contestado e Chibatas)


1º Ano A e B  Na apostila  Antigo regime


Geografia- Fundamental II


9 º Ano A e B - No livro Antártida e Atividades Antártida


7º Ano A e B  Atividades - Região Sul

6º Ano A e B Atividades - Biomas

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Repúbliva Velha

 A República da espada

O período republicano do Brasil que se entende de 1889 á 1894 é conhecido como República da Espada.
Durante este período os governantes do Brasil foram os marechais Floriano Peixoto e Deodoro da Fonseca. E mesmo eles sendo militares, o Exército brasileiro não tinha domínio sobre o País, tinham apenas o dever de fortalecer os estabelecimentos republicanos, e condicionar as lideranças politicas civis, que representavam as classes dominantes para assumirem o poder.

 Constituição de 1891

  • Foi elaborada por uma Assembleia Constituinte.
  •  Estabeleceu como forma de governo a República; como sistema de governo o Presidencialismo.
  •  Sofreu forte influência dos Estados Unidos. O País passou a chamar-se República dos Estados Unidos do Brasil.
  • Transformou o Brasil em federação composta de 20 estados autônomos.
  • Impôs o voto universal (direto) e descoberto (aberto) para todos os cidadãos maiores de 21 anos. Não podiam votar analfabetos, mulheres, mendigos, praças de pré e religiosos de ordem monástica.
  •  Adotou a divisão em três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
  •  promoveu a separação entre a igreja católica e o Estado.


Observação – O presidente da República era eleito para um mandato de 4 anos, vedada a reeleição.



República Oligárquica ou republicado Coronéis

Em 1894 inicia-se um novo período administrativo no Brasil. Prudente de Moraes assume a Presidência da República e a política aplicada era baseada na existência das oligarquias estaduais.
As oligarquias mais influentes com o governo eram a de Minas Gerais e a de São Paulo, controlando assim o Governo Federal.
Essa política foi conhecida também como “Republica café com leite” em que os dois estados citados revezavam o poder. São Paulo era um estado muito rico e importante para o cultivo do café, já Minas Gerais era um dos maiores estados produtores de leite e que tinha o maior “curral eleitoral”. Esta política marcou toda a República Velha, alternando os Presidentes mineiros e paulistas.

Durante o governo de Campos Sales (1898-1902) efetivou-se o que marcou a República Oligárquica: a política dos governadores. Esta política baseava-se nos acordos e alianças entre o Presidente da República e os governadores de Estado. Funcionava como uma troca de favores. Os governadores apoiavam os candidatos ao Governo Federal e em troca o governo eleito nunca interferia nas eleições estaduais.

O Coronelismo

As eleições na república das oligarquias. Um personagem fundamental para entendermos essa aliança é o “coronelismo”. Este título foi criado ainda na Monarquia. Porém com a República eles continuaram com grande prestígio social, político e econômico. Exerciam um poder enorme em suas localidades e exerciam também certa pressão sobre a população. Um exemplo disso é que nas proximidades das suas propriedades o Coronel controlava todos os votos eleitorais à seu favor. Esses locais ficaram conhecidos como “currais eleitorais”.

Em ano de eleição, todos os “afilhados” políticos do Coronel votavam no candidato que o “padrinho” apoiava. Esse controle de votos ficou conhecido como “voto de cabresto”, que se tornou frequente em toda Primeira República e foi, justamente, o que manteve as repúblicas oligárquicas no poder.

Conclusão
Podemos perceber que a economia rural era de fundamental importância para o Brasil, principalmente a produção do café.

Tenentista

 O movimento Tenentista era constituído por jovens tenentes do exército que, apesar de serem conservadores, lutaram contra a política das oligarquias. O motivo mais coerente para essa luta foi que durante a Primeira República os militares brasileiros estavam desvalorizados e sem poder político, longe da época da república das espadas em que os primeiros presidentes eleitos eram de origem militar. Portanto, eles defendiam além do fim das oligarquias (coronelismo); o fim do voto de cabresto; e uma reforma no sistema educacional do país.


18 Do Forte de Copacabana

A Revolta dos 18 do forte de Copacabana aconteceu no Rio de Janeiro em 5 de Julho de 1922 e a Revolta Paulista aconteceu justamente no aniversário de dois anos da primeira revolta, em 5 de Julho de 1924. Foram motivadas pela luta do movimento tenentista contra as oligarquias nacionais que assolavam o país em miséria. Além dessas revoltas, destacou-se também a Coluna Prestes, que percorreu por dozes estados brasileiros fazendo propaganda contra as desigualdades sociais no Brasil.

Política café com Leite

A política do Café-com-leite representou o grande predomínio político das oligarquias dos Estados de São Paulo e Minas Gerais no cenário nacional. Os paulistas, no fim do séc. XIX e início do XX, vivenciaram um grande desenvolvimento urbano provocado pela economia cafeeira, ao passo que os mineiros eram fortes na produção de leite. Sendo, portanto, os dois estados mais fortes e populosos do Brasil, paulistas e mineiros revezaram-se na presidência por décadas até a Revolução de 1930, que rompeu com o acordo do café-com-leite.

Revolução 1930

A Revolução de 1930 representou o fim da política oligárquica entre Minas Gerais e São Paulo. Esses dois estados entraram em rota de colisão durante o governo de Washington Luís (1926 -1930), que representava os paulistas. Como o atual presidente era do Estado de São Paulo, o próximo, segundo a política de café-com-leite, teria que ser representado pelos mineiros. Porém, os oligárquicas paulistas romperam com o acordo e lançaram o candidato Júlio Prestes para concorrer nas eleições de 1930. Com o fim do acordo, Minas Gerais aliou-se a outros estados, como Rio Grande do Sul e Paraíba, e lançou a candidatura do gaúcho Getúlio Vargas. São Paulo, por possuir mais poder econômico e político, conseguiu vencer as eleições. Porém, em 24 de Outubro de 1930, antes de o novo presidente assumir o seu posto, os partidos ligados aos mineiros, gaúchos e paraibanos conseguiram, juntamente com o apoio de militares, aplicar o golpe de Estado, tirando o então presidente Washington Luís do cargo, que foi ocupado de maneira não constitucional pelo político Getúlio Vargas.


fonte:http://www.coladaweb.com   e http://exercicios.brasilescola.uol.com.br/

Atividades Complementares República Velha

Atividades Complementares
República Velha


1 - Diferencie o período República da Espada e República Oligárquica.

2- Explique o que foi a Política Café com Leite.

3- Cite o movimento tenetista.

4- Com base na questão anterior explique o que foi o 18 do Forte de Copacabana.

5- Quem foi Carlos Preste e a Coluna Preste.

6- Por que consideramos 1930 o divisor de águas.

7- Explique como foi a questão do desenvolvimento industrial na primeira fase da República.

8- O que é o processo agroexportador que o Brasil vivenciava na República Velha.

9- Explique a questão do Voto do cabresto e o Curral Eleitoral.

As questões seguintes devem ser realizadas apenas pelo Ensino Médio 3º A e B

10- explique cada uma das revoltas durante a República Velha


  • Canudos
  • Vacina
  • Contestado
  • Chibata


11- Explique o que foi o Cangaço nordestino.

Atividades Complementares América do sul

Atividades Complementares
América do sul

1-Cite os países que integram a América do Sul.

2- Qual o maior e o menor país da América do Sul?

3- Explique os blocos econômicos Mercosul e Pacto Andino.

4- Ao estudara América do Sul percebe-se  que existem países em desenvolvimento e subdesenvolvidos. Quais os países mais desenvolvidos na América do Sul?

5- Quais países não fazem fronteira com o Brasil?

6-  Explique a faixa de fronteira brasileira.

7- Discorra sobre a infraestrutura de transporte e a integração econômica.

8-  Cite os principais grupos étnicos da América do Sul.

9-Se você fosse falar sobre a economia da América do Sul,quais os principais ponto citaria.

Atividades Complementares Transpor e Comunicação

Atividades Complementares
Transporte e Comunicação



1- Explique qual o transporte mais utilizado no Brasil para o carregamento de carga e por quê?

2- Qual a importância das ferrovias para o Brasil? E onde está sua maior concentração?

3- Qual o principal uso das ferrovias no Brasil?

4- Qual o pior meio de transporte de carga entre os estudados?

5- Cite três motivos para se utilizar as ferrovias.

6- Relacione a resposta dos meios de transporte corretas:
R.
Recomendado para distâncias menores, porém com custos mais elevados. A vantagem está em transportar o produto do início ao fim, ou seja, retira-o de seu local de produção e entrega-o ao seu destino final sem a necessidade de outros meios de transporte. 
_____________________

Utilizado para grandes distâncias, envolvendo principalmente o deslocamento de pessoas e mercadorias de custo (e lucro) mais elevado. Apresenta um elevado custo, porém uma velocidade maior. 
____________________

Recomendado para países de grande extensão territorial, apresentando altos custos em sua estruturação e baixos custos em sua manutenção. Transporta pessoas e mercadorias, consumindo uma quantidade de energia relativamente pequena. 
___________________


7- Cite um motivo  dos problemas do transporte público no Brasil.

 8- Sobre a privatização de empresas de telecomunicações cite quatro fatores que acabaram surgindo com o sistema neoliberal.

9- O que são as multinacionais?

10- Qual a vantagem da tecnologia?

Respostas Atividades - Transporte e Comunicação

1- Explique qual o transporte mais utilizado o Brasil para o carregamento de carga e por quê?

R.
No Brasil, o sistema rodoviário é o mais empregado no país, atendendo a maior parte dos serviços e cerca de 62% dos deslocamentos de cargas.

2- Qual a importância das ferrovias para o Brasil? E onde está sua maior concentração?

R. 
A maior parte das ferrovias brasileiras encontra-se na região Sudeste. Essas estruturas foram construídas, em sua maioria, durante o período da produção de café nessa região, o principal cerne da economia nacional ao final do século XIX e início do século XX. Posteriormente, a estrutura econômica do país manteve-se concentrada nessa região, o que favoreceu também a concentração dessa e de outros tipos de estruturas.


3- Qual o principal uso das ferrovias no Brasil?
R.
No Brasil principal uso das ferrovias é para o transporte de matérias-primas, principalmente no setor de extrativismo mineral.
Qual o benefício da hidrovias?
As hidrovias no Brasil apresentam um custo menor do que os demais modais, porém a construção delas geraria impactos nos rios de planalto, que são mais comuns nas áreas economicamente mais ativas do país.


4- Qual o pior meio de transporte de carga entre os estudados?
R.
As rodovias apresentam a pior relação custo-benefício em relação aos demais sistemas de transporte. No Brasil, elas apresentam uma acentuada tonelagem e a maior parte do transporte de passageiros.


5- Cite três motivos para se utilizar as ferrovias.
R.
Custos menores de frete em longas distâncias;
menores gastos para mercadorias de baixo preço em relação ao seu volume, sobretudo as matérias-primas;
consequente redução dos produtos para o mercado interno e externo;

6- Relacione a resposta dos meios de transporte corretas:
R.
Recomendado para distâncias menores, porém com custos mais elevados. A vantagem está em transportar o produto do início ao fim, ou seja, retira-o de seu local de produção e entrega-o ao seu destino final sem a necessidade de outros meios de transporte. Rodoviário
Utilizado para grandes distâncias, envolvendo principalmente o deslocamento de pessoas e mercadorias de custo (e lucro) mais elevado. Apresenta um elevado custo, porém uma velocidade maior. Aéreo
Recomendado para países de grande extensão territorial, apresentando altos custos em sua estruturação e baixos custos em sua manutenção. Transporta pessoas e mercadorias, consumindo uma quantidade de energia relativamente pequena. Ferroviário


7- Cite um motivo  dos problemas do transporte público no Brasil.
R.
A urbanização tardia do Brasil intensificou as aglomerações urbanas, resultando no crescimento desordenado das cidades, o que não foi acompanhado por investimentos públicos em infraestruturas básicas, das quais o transporte público inclui-se.


 8- Sobre a privatização de empresas de telecomunicações cite quatro fatores que acabaram surgindo com o sistema neoliberal.

R.
Privatização das empresas de telecomunicações;
 generalização da posse de linhas telefônicas;
expansão de serviços de suporte técnico e televendas;
insegurança no mercado de trabalho.


9- O que são as multinacionais?
R.
Multinacionais ou Transnacionais são corporações (grandes empresas), que possuem matriz em um determinado país e atua em diversos e distintos territórios dispersos no mundo, ultrapassam os limites territoriais dos países de origem das empresas com a instalação de filiais em outros países.


10- Qual a vantagem da tecnologia?
R. 
A principal vantagem é refletida na produção industrial: a tecnologia torna a produção mais rápida e maior e, sendo assim, o resultado final é um produto mais barato e com maior qualidade.

Transporte e Comunicação

Transporte Marinho


O porto de Santos, o maior em nosso país, no final do século XX movimentava aproximadamente 35 milhões de toneladas, classificando-se entre os portos médios do mundo.
O desafio para os portos brasileiros está em investir cada vez mais em projetos de modernização, com a tenção especial aos problemas ambientais.
Nos portos, a preocupação está voltada para a contaminação das águas costeiras que pode ocorrer por várias formas.
No que se refere à territorialização da produção no Brasil contemporâneo, uma dessas consequências é a redução da exportação de gêneros agrícolas em função da dificuldade para o escoamento
As hidrovias no Brasil apresentam um custo menor do que os demais modais, porém a construção delas geraria impactos nos rios de planalto, que são mais comuns nas áreas economicamente mais ativas do país.
O problema nos portos brasileiros, relacionado com sua ineficiência estrutural, é um dos principais problemas que atingem as exportações brasileiras. Essa questão afeta principalmente os produtos agrícolas, que necessitam mais do transporte hidroviário para o escoamento de suas produções para o mercado estrangeiro.


 Transporte Ferroviários


Considerando símbolo da Revolução Industrial, o trem  movido a vapor cortava as cidades europeias.

Novas formas de energia foram descobertas, com o advento d TGV, sigla francesa que significa trem de grande velocidade, juntamente com o metrô, o transporte de passageiros via terrestre segue as tendências do mundo moderno.
No Brasil, a utilização de trens como transporte de passageiros não é tão comum por causa da limitada rede ferroviária.
Em países de grande extensão territorial como a Rússia, Estados Unidos e Canadá, as ferrovias atravessam o país transportando passageiros e contêineres carregados de produtos variados.
A maior parte das ferrovias brasileiras encontra-se na região Sudeste. Essas estruturas foram construídas, em sua maioria, durante o período da produção de café nessa região, o principal cerne da economia nacional ao final do século XIX e início do século XX. Posteriormente, a estrutura econômica do país manteve-se concentrada nessa região, o que favoreceu também a concentração dessa e de outros tipos de estruturas. No Brasil principal uso das ferrovias é para o transporte de matérias-primas, principalmente no setor de extrativismo mineral.
O sistema de transporte brasileiro, atualmente, encontra-se concentrado nas rodovias, o que é por muitos considerado um erro, visto que esse modal é mais caro e menos eficiente do que as ferrovias, que se mantêm estáveis por um longo período.
Dentre as razões que podem justificar a ação do governo federal em investir em ferrovias, podemos citar:
- custos menores de frete em longas distâncias;
- menores gastos para mercadorias de baixo preço em relação ao seu volume, sobretudo as matérias-primas;
- consequente redução dos produtos para o mercado interno e externo;
- melhor conexão entre pontos distantes, o que é notório no caso do Brasil, que é um país continental.

Importante:
O transporte ferroviário, apesar do alto custo na implementação, possui a sua manutenção e consumo a preços viáveis.
Ao elevar o deslocamento de cargas e pessoas pelas ferrovias, diminui-se o número de veículos pesados nas rodovias.
Um trem transporta, em média, 120 toneladas de carga por quilômetro com apenas um litro de óleo diesel, enquanto um caminhão consegue transportar apenas 30 toneladas de carga por quilômetro com essa mesma quantidade de combustível.
Estatisticamente, os acidentes com perda de carga em trens são menores do que com outros tipos de transporte, como o rodoviário. 
Transporte Aéreo
O transporte aéreo é o movimento de pessoas e mercadorias pelo ar com a utilização de aviões ou helicópteros. O transporte aéreo é usado preferencialmente para movimentar passageiros ou mercadorias urgentes ou de alto valor.
Até hoje, estadunidenses e brasileiros disputam o título de inventor do avião. Para os estadunidenses, foram os irmãos Wright, por serem os primeiros a voarem com um aparelho mais pesado que o ar e com um motor a combustão . Embora não haja provas concretas deste voo através de filmagens e houvesse apenas três testemunhas no local além dos irmãos. Para os brasileiros, Santos Dumont, por ser o primeiro a voar sob os olhares de juízes e de uma multidão, além da cobertura feita pela imprensa na época e a existência ainda hoje de uma gravação em rolo do momento em que o 14-bis deixava o chão.

Transporte Rodoviário


O transporte rodoviário é feito por estradas, rodovias, e outras vias pavimentadas ou não, com a intenção de movimentar materiais, pessoas ou animais de um determinado ponto a outro. Representa a maior parte do transporte terrestre.
No Brasil, o sistema rodoviário é o mais empregado no país, atendendo a maior parte dos serviços e cerca de 62% dos deslocamentos de cargas.
As rodovias apresentam a pior relação custo-benefício em relação aos demais sistemas de transporte. No Brasil, elas apresentam uma acentuada tonelagem e a maior parte do transporte de passageiros.
O transporte rodoviário em sua maioria é realizado por veículos automotores, como carros, autocarros e caminhões.
O transporte publico nesse caso levaram a protestos que tomaram as ruas do Brasil durante o mês de junho de 2013 motivados por problema que aflige grande parte da população que vive nas grandes cidades do país, principalmente devido  o alto custo e a má qualidade do sistema público de transporte.

O transporte rodoviário é o transporte feito por estradas, rodovias, ruas e outras vias pavimentadas ou não, com a intenção de movimentar materiais, pessoas ou animais de um determinado ponto a outro.
Algumas das variáveis que envolvem os custos de transporte podem ser citadas:

           1  Remuneração do 123;
2  Pessoal (motorista);
3  Seguro do veículo;
4  IPVA/ seguro obrigatório;
5  Custos administrativos;
6  Combustível;
7  Pneus;
8  Lubrificantes;
9  Manutenção;
10 Pedágio
 

Comunicação

A comunicação humana desenvolve-se em diversos campos de diferentes naturezas, dos quais podemos destacar dois pontos distintos: a comunicação em pequena escala, e a comunicação em larga escala ou comunicação de "massa". Em ambos os casos, o ser humano passou a utilizar utensílios que passaram a auxiliar e a potencializar o processo de produção, envio e recepção das mensagens. A tecnologia passou a fazer parte da comunicação humana, assim como, passou a participar da maioria das atividades desenvolvidas pela humanidade ao longo do seu desenvolvimento.
O trabalho em Call Centers é a exemplificação do sistema neoliberal, sendo que, no Brasil, a privatização de empresas de telecomunicações foi um dos marcos iniciais da adoção desse sistema. Após essas privatizações, houve de fato a massificação das linhas e o gradual aumento dos telemarketing e a insegurança no trabalho.
Privatização das empresas de telecomunicações;
 generalização da posse de linhas telefônicas;
expansão de serviços de suporte técnico e televendas;
insegurança no mercado de trabalho.


A agilidade nas redes de comunicação possibilita a integração de empresas multinacionais  nos diversos pontos do globo terrestre em tempo real. A alta tecnologia em comunicação é fator essencial no sistema econômico globalizado.
Capitalismo informacional O capitalismo informacional corresponde ao conjunto de transformações provocadas pela revolução tecnológica sobre a dinâmica socioeconômica mundial.
Exemplo:
 Como dispositivo de múltiplos usos, o telefone celular tem servido cada vez mais de suporte para convergência de mídia, potencialidade que o tem tornado alvo de investimentos por parte da indústria. Há previsões de que, em 2020, os dispositivos móveis serão o maior meio de acesso à internet

Tecnologia

A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.

Existe um equilíbrio grande entre as vantagens e as desvantagens que o avanço da tecnologia traz para a sociedade. A principal vantagem é refletida na produção industrial: a tecnologia torna a produção mais rápida e maior e, sendo assim, o resultado final é um produto mais barato e com maior qualidade.
As desvantagens que a tecnologia traz são de tal forma preocupantes que quase superam as vantagens, uma delas é a poluição que, se não for controlada a tempo, evolui para um quadro irreversível. Outra desvantagem é quanto ao desemprego gerado pelo uso intensivo das máquinas na indústrias, na agricultura e no comércio. A este tipo de desemprego, no qual o trabalho do homem é substituído pelo trabalho das máquinas, denominado desemprego estrutural.


Multinacionais

Multinacionais ou Transnacionais são corporações (grandes empresas), que possuem matriz em um determinado país e atua em diversos e distintos territórios dispersos no mundo, ultrapassam os limites territoriais dos países de origem das empresas com a instalação de filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão-de-obra baratas
Dentro do contexto atual da globalização, é muito comum que essas empresas produzam cada parte de um produto em países diferentes, com o objetivo de reduzir custos de produção, portanto essas empresas possuem influência que transcende a economia, pois elas interferem em governos nas relações entre países.


Fonte : Wikipédia