quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Transporte e Comunicação

Transporte Marinho


O porto de Santos, o maior em nosso país, no final do século XX movimentava aproximadamente 35 milhões de toneladas, classificando-se entre os portos médios do mundo.
O desafio para os portos brasileiros está em investir cada vez mais em projetos de modernização, com a tenção especial aos problemas ambientais.
Nos portos, a preocupação está voltada para a contaminação das águas costeiras que pode ocorrer por várias formas.
No que se refere à territorialização da produção no Brasil contemporâneo, uma dessas consequências é a redução da exportação de gêneros agrícolas em função da dificuldade para o escoamento
As hidrovias no Brasil apresentam um custo menor do que os demais modais, porém a construção delas geraria impactos nos rios de planalto, que são mais comuns nas áreas economicamente mais ativas do país.
O problema nos portos brasileiros, relacionado com sua ineficiência estrutural, é um dos principais problemas que atingem as exportações brasileiras. Essa questão afeta principalmente os produtos agrícolas, que necessitam mais do transporte hidroviário para o escoamento de suas produções para o mercado estrangeiro.


 Transporte Ferroviários


Considerando símbolo da Revolução Industrial, o trem  movido a vapor cortava as cidades europeias.

Novas formas de energia foram descobertas, com o advento d TGV, sigla francesa que significa trem de grande velocidade, juntamente com o metrô, o transporte de passageiros via terrestre segue as tendências do mundo moderno.
No Brasil, a utilização de trens como transporte de passageiros não é tão comum por causa da limitada rede ferroviária.
Em países de grande extensão territorial como a Rússia, Estados Unidos e Canadá, as ferrovias atravessam o país transportando passageiros e contêineres carregados de produtos variados.
A maior parte das ferrovias brasileiras encontra-se na região Sudeste. Essas estruturas foram construídas, em sua maioria, durante o período da produção de café nessa região, o principal cerne da economia nacional ao final do século XIX e início do século XX. Posteriormente, a estrutura econômica do país manteve-se concentrada nessa região, o que favoreceu também a concentração dessa e de outros tipos de estruturas. No Brasil principal uso das ferrovias é para o transporte de matérias-primas, principalmente no setor de extrativismo mineral.
O sistema de transporte brasileiro, atualmente, encontra-se concentrado nas rodovias, o que é por muitos considerado um erro, visto que esse modal é mais caro e menos eficiente do que as ferrovias, que se mantêm estáveis por um longo período.
Dentre as razões que podem justificar a ação do governo federal em investir em ferrovias, podemos citar:
- custos menores de frete em longas distâncias;
- menores gastos para mercadorias de baixo preço em relação ao seu volume, sobretudo as matérias-primas;
- consequente redução dos produtos para o mercado interno e externo;
- melhor conexão entre pontos distantes, o que é notório no caso do Brasil, que é um país continental.

Importante:
O transporte ferroviário, apesar do alto custo na implementação, possui a sua manutenção e consumo a preços viáveis.
Ao elevar o deslocamento de cargas e pessoas pelas ferrovias, diminui-se o número de veículos pesados nas rodovias.
Um trem transporta, em média, 120 toneladas de carga por quilômetro com apenas um litro de óleo diesel, enquanto um caminhão consegue transportar apenas 30 toneladas de carga por quilômetro com essa mesma quantidade de combustível.
Estatisticamente, os acidentes com perda de carga em trens são menores do que com outros tipos de transporte, como o rodoviário. 
Transporte Aéreo
O transporte aéreo é o movimento de pessoas e mercadorias pelo ar com a utilização de aviões ou helicópteros. O transporte aéreo é usado preferencialmente para movimentar passageiros ou mercadorias urgentes ou de alto valor.
Até hoje, estadunidenses e brasileiros disputam o título de inventor do avião. Para os estadunidenses, foram os irmãos Wright, por serem os primeiros a voarem com um aparelho mais pesado que o ar e com um motor a combustão . Embora não haja provas concretas deste voo através de filmagens e houvesse apenas três testemunhas no local além dos irmãos. Para os brasileiros, Santos Dumont, por ser o primeiro a voar sob os olhares de juízes e de uma multidão, além da cobertura feita pela imprensa na época e a existência ainda hoje de uma gravação em rolo do momento em que o 14-bis deixava o chão.

Transporte Rodoviário


O transporte rodoviário é feito por estradas, rodovias, e outras vias pavimentadas ou não, com a intenção de movimentar materiais, pessoas ou animais de um determinado ponto a outro. Representa a maior parte do transporte terrestre.
No Brasil, o sistema rodoviário é o mais empregado no país, atendendo a maior parte dos serviços e cerca de 62% dos deslocamentos de cargas.
As rodovias apresentam a pior relação custo-benefício em relação aos demais sistemas de transporte. No Brasil, elas apresentam uma acentuada tonelagem e a maior parte do transporte de passageiros.
O transporte rodoviário em sua maioria é realizado por veículos automotores, como carros, autocarros e caminhões.
O transporte publico nesse caso levaram a protestos que tomaram as ruas do Brasil durante o mês de junho de 2013 motivados por problema que aflige grande parte da população que vive nas grandes cidades do país, principalmente devido  o alto custo e a má qualidade do sistema público de transporte.

O transporte rodoviário é o transporte feito por estradas, rodovias, ruas e outras vias pavimentadas ou não, com a intenção de movimentar materiais, pessoas ou animais de um determinado ponto a outro.
Algumas das variáveis que envolvem os custos de transporte podem ser citadas:

           1  Remuneração do 123;
2  Pessoal (motorista);
3  Seguro do veículo;
4  IPVA/ seguro obrigatório;
5  Custos administrativos;
6  Combustível;
7  Pneus;
8  Lubrificantes;
9  Manutenção;
10 Pedágio
 

Comunicação

A comunicação humana desenvolve-se em diversos campos de diferentes naturezas, dos quais podemos destacar dois pontos distintos: a comunicação em pequena escala, e a comunicação em larga escala ou comunicação de "massa". Em ambos os casos, o ser humano passou a utilizar utensílios que passaram a auxiliar e a potencializar o processo de produção, envio e recepção das mensagens. A tecnologia passou a fazer parte da comunicação humana, assim como, passou a participar da maioria das atividades desenvolvidas pela humanidade ao longo do seu desenvolvimento.
O trabalho em Call Centers é a exemplificação do sistema neoliberal, sendo que, no Brasil, a privatização de empresas de telecomunicações foi um dos marcos iniciais da adoção desse sistema. Após essas privatizações, houve de fato a massificação das linhas e o gradual aumento dos telemarketing e a insegurança no trabalho.
Privatização das empresas de telecomunicações;
 generalização da posse de linhas telefônicas;
expansão de serviços de suporte técnico e televendas;
insegurança no mercado de trabalho.


A agilidade nas redes de comunicação possibilita a integração de empresas multinacionais  nos diversos pontos do globo terrestre em tempo real. A alta tecnologia em comunicação é fator essencial no sistema econômico globalizado.
Capitalismo informacional O capitalismo informacional corresponde ao conjunto de transformações provocadas pela revolução tecnológica sobre a dinâmica socioeconômica mundial.
Exemplo:
 Como dispositivo de múltiplos usos, o telefone celular tem servido cada vez mais de suporte para convergência de mídia, potencialidade que o tem tornado alvo de investimentos por parte da indústria. Há previsões de que, em 2020, os dispositivos móveis serão o maior meio de acesso à internet

Tecnologia

A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.

Existe um equilíbrio grande entre as vantagens e as desvantagens que o avanço da tecnologia traz para a sociedade. A principal vantagem é refletida na produção industrial: a tecnologia torna a produção mais rápida e maior e, sendo assim, o resultado final é um produto mais barato e com maior qualidade.
As desvantagens que a tecnologia traz são de tal forma preocupantes que quase superam as vantagens, uma delas é a poluição que, se não for controlada a tempo, evolui para um quadro irreversível. Outra desvantagem é quanto ao desemprego gerado pelo uso intensivo das máquinas na indústrias, na agricultura e no comércio. A este tipo de desemprego, no qual o trabalho do homem é substituído pelo trabalho das máquinas, denominado desemprego estrutural.


Multinacionais

Multinacionais ou Transnacionais são corporações (grandes empresas), que possuem matriz em um determinado país e atua em diversos e distintos territórios dispersos no mundo, ultrapassam os limites territoriais dos países de origem das empresas com a instalação de filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão-de-obra baratas
Dentro do contexto atual da globalização, é muito comum que essas empresas produzam cada parte de um produto em países diferentes, com o objetivo de reduzir custos de produção, portanto essas empresas possuem influência que transcende a economia, pois elas interferem em governos nas relações entre países.


Fonte : Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário