segunda-feira, 30 de abril de 2018

Economia Continental - Capitalismo e Socialismo


Economia Continental - Capitalismo e Socialismo

Os modelos políticos são bases importantes para o desenvolvimento das atividades econômicas e sucessivamente os blocos econômicos.
Atualmente a economia de mercado que lidera o campo global é a capitalista , mas ainda existem países com o socialismo como base econômica.


Observe o mapa: O estudo dessa postagem tem como base as características dos países conhecidos como desenvolvidos e subdesenvolvidos.



A divisão apontada no mapa separa (em vermelho) os países subdesenvolvidos dos países desenvolvidos (em azul). Portanto, foi elaborada a partir de critérios econômicos e é representativa da ordem política mundial desde o final da Guerra Fria.

Desenvolvimento e Subdesenvolvimento


A Organização da Nações Unidas (ONU) e o Fundo Monetário Internacional (FMI)  apresentam critérios para diferencias as etapas de cada país e sua classificação, mas alguns pontos divergem.

Por isso, com base em característica, podemos dizer que o desenvolvimento e o subdesenvolvimento apresentam subgrupos, afim de abranger variadas interpretações em âmbito econômico, político e social.

Outra questão sobre o assunto são as nomenclaturas para classificar os países. Expressões Primeiro Mundo, segundo Mundo e Terceiro Mundo foram utilizadas durante a GuerraFria .

Os países socialistas eram classificados como segundo Mundo e os países capitalistas como Primero Mundo, para os países pobres eram chamadosTerceiro Mundo.

Hoje a maneira mais habitual são classificar como:
  • Primeiro Mundo países com o setor industrial forte e o IDH alto.
  • Emergentes com setor industrial em crescimento e com processo de desenvolvimento.
  • Subdesenvolvidos países que são prioritários no setor primário e o IDH baixo, ou seja, países pobres.



Classificação dos Países
Desenvolvidos
Perfil Econômico e Social

Desenvolvido
IDH muito elevado
Rico
Economia industrial
Industrializado
Padrão de vida social elevado
Central
Distribuição de renda com baixos índices de desigualdade
Norte
Serviços básicos de saúde acessível a toda a população
Avançado
Educação de boa qualidade acessível a toda a população
Primeiro Mundo
Poder de consumo elevado
Mais desenvolvido
Sistemas de governos democrático
Mais desenvolvido economicamente




Classificação dos Países em desenvolvimento ou 
Subdesenvolvidos
Perfil Econômico e Social

subdesenvolvido
IDH elevado, médio ou baixo
Subdesenvolvidos industrializados
Economia agrária ou depende de multinacionais
Subdesenvolvidos agrário
Problemas sociais graves, decorrentes da desigualdade na distribuição de renda.
Em desenvolvimento
Distribuição de renda com baixos índices de desigualdade
Pobre
Serviços públicos  de saúde e educação de baixa qualidade ou inacessíveis a boa parte da população.
Emergente
Poder de consumo reduzido
Sul
Sistemas de governos autoritários ou com altos índices de irregularidade.
Atrasado

Terceiro Mundo

Industrialização Tardia

Periférico



Tabela retirada da apostila do 2º Ensino Médio da rede de ensino 



O impacto que a globalização é percebido através de alguns fatores:
  •  mercado de trabalho
  •  comércio internacional
  •  liberdade de movimentação
  • IDH - Qualidade de vida da população depende da intensidade de acordo com o nível de desenvolvimento das nações.



Nos países desenvolvidos as diferenças sociais são menores, existem problemas habitacionais, porém são menos graves que os encontrados nos subdesenvolvidos. Educação e saúde também se encontram em menores proporções.
Podemos estudar por exemplo o modo de vida  “american way of life (modo de vida norte-americano), o qual  e um modo de vida baseado em hábitos e costumes ocidentais , uma sociedade capitalista, consumista.

Outro fator importante é o desenvolvimento tecnológico, quanto melhor for o padrão tecnológico de um determinado país, maior será seu retorno econômico.

Avanços científicos aplicados à indústria forma fundamentais para o surgimento de uma economia forte, principal característica dos Estados Unidos, Canada, Europa Ocidental, Japão, Coreia do Sul, Austrália e da Nova Zelândia, países integrados ao norte desenvolvido.


Subdesenvolvimento


O subdesenvolvimento revela especialmente os paradoxos do capitalismo e as acentuadas desigualdades econômicas. Com exceção da Austrália e da Nova Zelândia, todo o hemisfério meridional apresenta perfil de subdesenvolvimento.
As maiores disparidades podem ser percebidas na renda per capita e no contingente populacional.

Como já estudado, pode-se perceber que embora os países sejam apresentados como subdesenvolvidos, os níveis socioeconômicos são diferentes entre eles.
Os países subdesenvolvidos industrializados assumem a função de alojar as multinacionais que buscam mão de obra barata e outras vantagens.
Essas quando são instaladas ampliam o mercado consumidor.
Embora os lucros dessas empresas estão voltados para os países de origem (sede) e não para suas filiais.

Uma característica marcante dos países subdesenvolvidos é a grande quantidade de mão de obra empregada no campo, especialmente nos países que tem sua economia no setor primário, a agropecuária.

 Podemos perceber problemas com o aspecto de importação e exportaça2o em países subdesenvolvidos, que suas tecnologias normalmente são inferiores ou ou de péssima qualidade e quando conseguem importar esta vinculada a chegada de empresas multinacionais nos territórios. Observe o paragrafo abaixo:

Essa questão é recorrente aos problemas relacionados à Divisão Internacional do Trabalho, em que os países periféricos exportam matérias-primas e produtos industrializados de baixa tecnologia e importam produtos tecnológicos ou sistemas de tecnologia, geralmente vinculados à instalação de grandes empresas multinacionais.”

Assim os baixos índices de industrialização e a excessiva dependência econômica em relação à exportação de produtos primários propiciam também a elevação da dependência. 

 Características dos países subdesenvolvidos:

  • Predominância do setor primário na economia 
  • A industrialização operada por empresas multinacionais 
  • Dependência econômica e tecnológica são características intrínsecas aos países subdesenvolvidos.



Paíse Emergentes 


Os países emergentes ou em desenvolvimento são aqueles que, mesmo subdesenvolvidos, possuem economias relativamente dinâmicas, com certo grau de crescimento socioeconômico que possibilita seu destaque perante os demais países periféricos. Eles não necessariamente se tornarão países desenvolvidos, mas apresentam consideráveis potencialidades para crescer em termos de renda e economia.
estão em crescimento no setor secundário com um maior grau de industrialização.

Os países emergentes organizaram-se em vários agrupamentos informais, dentre os quais os exemplos mais evidentes são o G-20 e o BRICS. Esse último, no entanto, vem ampliando sua frente diplomática e criou um fundo monetário, chamado de Banco do BRICS.
BRICS – composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul

Modelo Socialista Cubano

Localizada no Mar do caribe (Grandes Antilhas, a ilha de Cuba atraiu durante décadas a atença2o do mundo como um modelo socialista.

Entendendo a História Cubana

A Revolução Cubana aconteceu através de um movimento popular, o qual derrubou o governo do presidente Fulgêncio Batista, em janeiro de 1959.
A Guerra Hispano-Americana aconteceu em 1898, tendo como resultado o ganho do controle, por parte dos Estados Unidos da América, sobre as antigas colônias espanholas no Caribe e no oceano Pacífico.
 A guerra iniciou-se em 1898, quando o navio militar USS Maine foi destruído em Havana, Cuba - então colônia espanhola.
Com o auxilio dos estados Unidos conseguiram se separar da Espanha. Porm o mesmo se manteve no atual território.

Devido as pressões cubanas para autonomia se tornaram logo importantes, levando os Estados Unidos a prepararem sua retirada, mas deixando aberta a possibilidade de uma nova intervenção como forma de "garantir a independência", conforme expresso na emenda constitucional de 12 de junho de 1901, a Emenda Platt.

A chamada Emenda Platt foi um dispositivo legal, inserido na Carta Constitucional de Cuba, a qual autorizava os Estados Unidos  a intervir naquele país a qualquer momento em que interesses recíprocos de ambos os países fossem ameaçados. Desta forma, na prática, Cuba passou a ser um protetorado estadunidense.
A Emenda Platt representou uma ingerência nos assuntos cubanos, restringindo o exercício soberano da política externa e comercial de Cuba.
Assim Cuba se tornou um país pobre e explorado pelos seus vizinhos americanos.

Antes de 1959, Cuba era um país que vivia sob forte influência dos Estados Unidos. As indústrias de açúcar e muitos hotéis eram dominados por grandes empresários norte-americanos.

Economicamente Cuba seguia o capitalismo.
 Características:
  •  com grande dependência dos Estados Unidos
  • grandes desigualdades sociais


Como líder revolucionário Fidel Castro era opositor do governo de Fulgêncio Batista, presidente da época que Cuba levou o golpe.

Em janeiro de 1959, Fidel Castro e os revolucionários tomaram o poder em Cuba, porem antes já haviam tentado, mas com fracassos.
Fulgêncio Batista e muitos integrantes do governo fugiram da ilha.

O governo de Fidel Castro tomou várias medidas em Cuba:
  •  nacionalização de bancos e empresas
  •  reforma agrária
  •  expropriação de grandes propriedades e reformas nos sistemas de educação e saúde.

Assim   O Partido Comunista dominou a vida política na ilha, não dando espaço para qualquer partido de oposição.

Em 1961 Cuba se tornou socialista e ganhou o apoio da União Soviética dentro do contexto da Guerra Fria.

Ainda nos dias atuais Cuba é considerada um país que mantém o socialismo   vivo.
Com a piora no estado de saúde de Fidel Castro em 2007, Raul Castro, seu irmão, passou a governar oficialmente Cuba, em fevereiro de 2008.
Em  19/04/2018 foi proclamado novo presidente de Cuba pelo Parlamento Miguel Díaz-Canel, o mundo aguarda para ver o desenrolar dessa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário