quarta-feira, 5 de abril de 2017

Revolução Americana


Revolução Americana

As treze colônias conseguiram sua liberdade depois da Guerra de  Independência, tornando-se os Estados Unidos da América.

Havia um pacto salutar, onde a Grã-Bretanha permitia muita liberdade para suas colônias da América do Norte.

Guerra dos Sete anos

Após a Guerra dos Sete Anos, entre  França e Inglaterra (1756 1763), por territórios. A Grã-Bretanha obrigou-se a ter um domínio mais rígido com as colônias devido a sua situação financeira, mesma ganhando o gasto foi muito alto, assim decidiu que as colônias deveriam ajudar pagar a divida.

Começa então o descontentamento dos colonos.

Leis criadas pela Grã Bretanha para as Treze Colônias

  • 1764 Lei do Açúcar - proibia a importação de rum e taxava a importação de açúcar de qualquer lugar que não as Antilhas Inglesas.
  • 1765 Lei do Selo - Que impunha a cobrança de um imposto sobre documentos legais, jornais e outros artigos impressos. Diante dos protestos, o governo britânico revogou o imposto em 1766.
  • 1765 Lei do Aquartelamento -  Todo colono norte-americano era obrigado a fornecer moradia, alimento e transporte para os soldados ingleses.
  • 1773 Lei do Chá -  Foi criada pelo Parlamento Inglês e dava o monopólio do chá a Companhia das Índias Orientais o que tirava o comércio do chá das colônias da América do Norte.


O Massacre de Boston e a Festa do Chá


O governo britânico enviou soldados para Boston, em Massachusetts, para impor a ordem.
Em 5 de março de 1770, houve uma ocorrência onde os soldados britânicos dispararam contra a multidão,  e acabaram matando um homem chamado vários americanos. Esse acontecimento ficou conhecido como Massacre de Boston.
1773, a Grã-Bretanha aprovou uma lei que que autorizava uma empresa britânica a vender chá a preços inferiores aos dos comerciantes das colônias. Depois desse fatos os colonos subiram em navios britânicos ancorados no porto de Boston e atiraram as cargas de chá no mar. 

O episódio ficou conhecido como Festa do Chá de Boston.
“Leis Intoleráveis”.

O governo britânico aprovou, em seguida, leis ainda mais duras, que os colonos chamaram de “Leis Intoleráveis”.
A mais dura delas era fechar o porto de  Boston até que os colonos pagassem pelo chá que haviam destruído. Assim Massachusetts ficou sob governo militar.

Primeiro Congresso na Filadélfia

1774 representantes de todas as colônias, menos a Geórgia, se reuniram na Filadélfia, onde os  representantes das colônias pediram que a Grã-Bretanha revogasse as Leis Intoleráveis.
O resultado foi que o governo britânico reagiu enviando ainda mais soldados.

Segundo Congresso na Filadélfia

O Segundo Congresso Continental se reuniu em Filadélfia em maio de 1775 e uniu as forças militares das colônias, formando o Exército Continental. George Washington designado para o comando do exército e preparou durante meses a tropas.
.

Lutando pela independência

Inicialmente os colonos não queriam ser independentes, apenas desejavam que suas queixas fossem atendidas.
Mas como não foi o que aconteceram deliraram guerra e começaram a lutar.
Em 4 de julho de 1776, o Congresso Continental aprovou a Declaração de Independência, tornando as treze colônias os Estados Unidos da América.

Os americanos lutaram contra um exército britânico maior e mais bem equipado. No verão e no outono americanos de 1776, os britânicos expulsaram as tropas de George Washington de Nova York. 

As forças britânicas foram derrotadas em Trenton e Princeton, em Nova Jersey. Essas vitórias mantiveram viva a luta pela independência.

O momento de virada na guerra foi a batalha de Saratoga, em Nova York.
Em 17 de outubro de 1777, o Exército Continental teve uma  grande vitória sobre os britânicos. 
Os franceses começaram a apoiar os estados Unidos, enviando navios e soldados.
A paz foi assinada em 3 de setembro de 1783, em Paris, França,  no chamado Tratado de Paris.
 A Grã-Bretanha reconheceu a independência dos Estados Unidos  e assinou o tratado, colocando fim a guerra.


Atividades Complementares - Revolução Americana 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário