segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Por que é Importante aprender História?

Por que é Importante aprender História?


Você já ouviu esta frase:
Quem gosta de passado vai no museu
Veja ela é diferente desta
Quem vive de passado é museu

Por quê?

Onde há seres humanos, há história.
A história pode ser usada de maneira positiva ou negativa, isto depende da maneira como ela é interpretada.
Vamos pensar um pouquinho agora sobre cultura.


O que é cultura?





Entre os estudiosos o conceito de cultura envolve todas as realizações materiais e as características espirituais de um povo.


Fontes Históricas ou Documentos Históricos

São os vestígios deixados ao longo do tempo pelo ser humano.
Podem Ser escritos ou não escritos.
Exemplos:
Fotos, livros, cartas antigas, roupas, móveis, jornais, prédios monumentais.
Tudo que é produzido pelos seres humanos em diferentes épocas e lugares
Atualmente pode ser encontrados documentos oficiais dos governos em arquivos públicos.
Não são somente instituições públicas que tem arquivos.
Exemplos:
Arquivos eclesiásticos (igrejas)
Arquivos privados de empresas, famílias e indivíduos



A foto acima de 1930 mostra a esquina da 
Avenida Afonso Pena com Rua São Paulo, centro de Belo Horizonte.


O valor que se da a um documento histórico depende muita da época em que é utilizado.
Também precisamos averiguar a veracidade, se o documento foi manipulado para beneficiar alguém (nem sempre é possível).
Lembrando que alguns documentos foram preservados intencionalmente enquanto outros não.




Carta de Pero Vaz de Caminha
 Considerado por muitos certidão de nascimento do Brasil


Destaque também que no papel que a mulher esta tendo na sociedade é cada vez maior.
Conclusões definitivas agora são alteradas.


Poder e cidadania e o papel da história

A história é importante para entendermos como alguns grupos ou setores da sociedade se mantém no poder, garantindo seu privilégios.
Precisamos entender que todos os grupos sociais tem participação na história. Assim estaremos preparados para defender uma causa com convicção.

História é um instrumento de cidadania.

Tempo na História

Sentimos a passagem do tempo de diversas formas:
Em uma fila de banco demora uma eternidade em um grupo com os amigos e diversão o tempo passa que nem sentimos.
O controle de horário que temos hoje esta associado com a Revolução Industrial, quando o tempo se tornou fundamental para a produção de mercadoria.



Tempo na História

  • Tempo cíclico: Para os Astecas a cada 52 anos cumpria-se um ciclo, onde realizavam sacrifícios humanos aos seus deuses. Para a cultura hindu a morte é o fim de um ciclo e a reencarnação início de outro ciclo.

  • Tempo linear: Existe um início para o mundo, esta ideia chegou até nós através da cultura judaico-cristã, nesses sentido não se admite uma repetição do tempo.

Observação: Por muito tempo, os historiadores acreditavam que deveriam e poderiam reproduzir os fatos "tal como haviam ocorrido".
Era uma história linear, cronológica, de nomes, fatos e datas, que pretendia uma verdade absoluta, expressão da neutralidade do historiador
Hoje no entanto, os fatos que eram absolutos, por vezes são vistos e estudados de um ângulo diferente, chegando a ver a história de uma outra forma .


Dever da História

O objetivo da História é estudar os fatos que podem ou não ter acontecido, para se questionar e investigar o que passou.
Cabe ao historiador em tempos difíceis ou não lembrar o que já passou.


Características do Ensino da História

  • Valorização da diversidade cultural,
  • Estudo da ação individual e coletiva,
  • Relação entre o passado e o presente,
  • Ampliação dos conceitos e das fontes históricas.
  •  

Nenhum comentário:

Postar um comentário