Por que é Importante aprender História?
Você já ouviu esta
frase:
Quem gosta de
passado vai no museu
Veja ela é
diferente desta
Quem vive de passado é museu
Por quê?
Onde há seres
humanos, há história.
A história pode ser
usada de maneira positiva ou negativa, isto depende da maneira como ela é
interpretada.
Vamos pensar um
pouquinho agora sobre cultura.
O que é cultura?
Entre os estudiosos
o conceito de cultura envolve todas as realizações materiais e as
características espirituais de um povo.
Fontes Históricas
ou Documentos Históricos
São os vestígios
deixados ao longo do tempo pelo ser humano.
Podem Ser escritos
ou não escritos.
Exemplos:
Fotos, livros,
cartas antigas, roupas, móveis, jornais, prédios monumentais.
Tudo que é
produzido pelos seres humanos em diferentes épocas e lugares
Atualmente pode ser
encontrados documentos oficiais dos governos em arquivos públicos.
Não são somente
instituições públicas que tem arquivos.
Exemplos:
Arquivos
eclesiásticos (igrejas)
Arquivos privados
de empresas, famílias e indivíduos
A foto acima de
1930 mostra a esquina da
Avenida Afonso Pena com Rua São Paulo, centro de Belo
Horizonte.
|
O valor que se da a
um documento histórico depende muita da época em que é utilizado.
Também precisamos
averiguar a veracidade, se o documento foi manipulado para beneficiar alguém
(nem sempre é possível).
Lembrando que
alguns documentos foram preservados intencionalmente enquanto outros não.
Carta de Pero Vaz
de Caminha
Considerado por muitos certidão de nascimento do Brasil
|
Destaque também que no papel que a mulher esta tendo na sociedade é cada vez maior.
Conclusões
definitivas agora são alteradas.
Poder e cidadania e o papel da história
A história é
importante para entendermos como alguns grupos ou setores da sociedade se mantém
no poder, garantindo seu privilégios.
Precisamos entender
que todos os grupos sociais tem participação na história. Assim estaremos
preparados para defender uma causa com convicção.
História é um
instrumento de cidadania.
Tempo na História
Sentimos a passagem
do tempo de diversas formas:
Em uma fila de
banco demora uma eternidade em um grupo com os amigos e diversão o tempo passa
que nem sentimos.
O controle de
horário que temos hoje esta associado com a Revolução Industrial, quando o
tempo se tornou fundamental para a produção de mercadoria.
Tempo na História
- Tempo cíclico: Para os Astecas a cada 52 anos cumpria-se um ciclo, onde realizavam sacrifícios humanos aos seus deuses. Para a cultura hindu a morte é o fim de um ciclo e a reencarnação início de outro ciclo.
- Tempo linear: Existe um início para o mundo, esta ideia chegou até nós através da cultura judaico-cristã, nesses sentido não se admite uma repetição do tempo.
Observação: Por
muito tempo, os historiadores acreditavam que deveriam e poderiam reproduzir os
fatos "tal como haviam ocorrido".
Era uma história
linear, cronológica, de nomes, fatos e datas, que pretendia uma verdade
absoluta, expressão da neutralidade do historiador
Hoje no entanto, os
fatos que eram absolutos, por vezes são vistos e estudados de um ângulo
diferente, chegando a ver a história de uma outra forma .
Dever da História
O objetivo da
História é estudar os fatos que podem ou não ter acontecido, para se questionar
e investigar o que passou.
Cabe ao historiador
em tempos difíceis ou não lembrar o que já passou.
Características do Ensino da História
- Valorização da diversidade cultural,
- Estudo da ação individual e coletiva,
- Relação entre o passado e o presente,
- Ampliação dos conceitos e das fontes históricas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário