domingo, 8 de maio de 2016

China - Do Passado Imperial ao Socialismo de Mercado




A China ocupa a terceira posição territorial e a primeira em população.

  • China tem 1.300 bilhões de habitantes.
  • Crescimento populacional 0,5 % ao ano (devido a política do filho único).
  • Sua capital fica em Pequim
  • Tem uma área de 9.597.000 km²



Império Chinês


Próximo ao século XX a.C as lideranças religiosas deram início ao que nós denominamos de primeira dinastia da região os Shang, a partir do século X a.C outro povo dominou  foi a Era dos Chou, que permaneceu até século III a.C.
Marcado por conquistas, migrações, descentralizações e centralizações política.

Os próximos séculos serão de trocas de dinastias, em meados do século XIV os mongóis retornaram a sua terra e estabeleceram poder, dando início a dinastia Ming.
Foi nesse período que o contato comercial com o Ocidente passou a ser realizado também por via marítima

Em meados do século XVII até XX foram os Ching que permaneceram no poder.
Como resultado a Segunda Revolução Industrial, ocorrida no século XIX, os europeus iniciaram o processo do neocolonialismo. A China passou a receber a contínua e crescente presença ocidental em seu território, majoritariamente explorada, especialmente pelo ingleses.

Um dos pontos importantes desse conflito que devemos destacar foi a Guerra do Ópio, dividida em dois episódios, nos quais o governo chinês  foi duramente reprimido por tentar evitar comércio do ópio.
A dependência que o ópio causava, tornou-se objeto de resistência do governo por parte da China, porém foram derrotados e cederam os portos de Xangai, Hong Kong e Nanquim a Inglaterra.

Assim várias crises  financeiras e agrícolas suscitaram revoltas que se espalharam pelo império, assim jovens estudantes  e uma parcela do exército exigiam mudança.
Em 1912 o imperador Pu-Yi abdicou do trono, em seguida Yan Shi-Kai se torna presidente da República da China, chega ao fim  mais de 1.200 anos de Império Chinês.


República da China

O presidente Yan Shi-Kai torna seu poder ditatorial, tentou novamente estabelecer o império, para torna-se imperador, porém sua administração foi um fracasso. Assim através de acordos com o Japão tornou a China mais fraca.
Após quatro anos venho a falecer deixando uma China dividida e fraca. Surgi o Partido Comunista da China - PCCh, em 1921 e com apoio dos russos, tornou-se uma das maiores forças política do país.

Em 1934 o governo persegue os Kuomintang (representava os ideais republicanos) esse fato ficou conhecido como Grande Marcha.
Assim os dirigentes do partido perseguido fugiram para o norte e durante mais de um ano marcharam, enfrentaram muitos ataques enquanto procuravam um lugar seguro para se protegerem e se reorganizarem.
Com a tentativa dos japoneses de dominarem a China os partidos se uniram contra o Japão, o que deixou de ser uma ameaça após a derrota na 2ª Guerra Mundial.
Novamente em batalha um contra o outro o PCCh venceu os  Kuomintang.
A Liderança do PCCh ficou nas mãos de Mao Tsé-Tung, político ativista de esquerda. Assim em 1949 a China torna-se Republica Popular da China e os Kuomintang vão para Ilha Formosa, conhecida como Taiwan.

República Popular da China 

Durante os 10 primeiros anos Mao esteve no controle da China, instaurou um regime semelhante ao soviético, com uma ampla reforma agrária, sistemas de saúde e educação restaurados e estatizados.
O campo decaiu necessitando de uma mão de obra maior na cidade devido as indústrias.
A Campanha das Cem Flores, como ficou conhecida, proposta em que Mao, convidava os conselhos populares a apontar os problemas e propor soluções para os problemas da nação, porém foi frustrante.

O Grande Salto Adiante, lançado em 1958, tentou promover outra campanha, os chineses passariam a trabalhar com mais longas jornadas de trabalha e salário menor por um período de 3 anos. O objetivo era crescer a economia da China e trazer uma qualidade de vida maior, porém o que causou foi uma grande exploração e a morte de aproximadamente mais de 20 milhões de pessoas.
Em 1966 Mao comandou uma Revolução Cultural, acusando os defensores do capitalismo de resistirem as mudanças o movimento promoveu desordem e afetou áreas como política, econômica e cultural.

Socialismo de Mercado – Deng Xiaonping 

Em 1976 Mao vem a morrer e novas tentativas de industrialização passaram a ser implantadas.
Em 1980 o governo de Xiaonping iniciou uma reestruturação econômica da China.

  • Impostos substituíram sistema de cotas camponesas
  • Investimentos Internacionais começaram a ser aceitos
  • Economia de mercado sendo implantada

Porém a falta de liberdade de expressão e de participação ainda continua sendo rígida.
O governo mostra uma forte força conservadora.
A China por ser uma das nações que mais cresce, ocupa uma posição de importância em âmbito global.
A maiores crítica internacional continua sendo a falta de democracia.

Hong Kong 

Até 1842 a ilha pertencia ao Império Chinês, com a Guerra do Ópio passou a ser uma colônia inglesa.
No contexto da Guerra Fria, foi uma potencia capitalista em meio aos comunistas.
O comercio regional se desenvolveu e se tornou muito forte.
Em 1997 completaram 99 anos de domínio britânico.
Devido a um acordo ainda estabelecido no Império Chinês o controle deveria voltar para a China, porém com um acordo que o sistema de modelo econômico deveria ser mantido. Em 1997 voltou ao domínio chinês.

Macau

Foi uma província de Portugal em XIX.
Na década de 1980 Portugal voltou a negociar para devolver a região.
Em 1999 voltou a pertencer a China, tornando-se Zonas Econômicas Especiais, ou seja, China comunista  com enclaves capitalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário