segunda-feira, 2 de maio de 2016

A ex- União Repúblicas Socialistas Soviéticas



A Glasnost (transparência, em russo) e a Perestroika (reestruturação, em russo) foram medidas políticas e econômicas adotadas na ex-União Soviética, em meados da década de 1980, durante o governo de Mikhail Gorbachev. Medidas principais para o fim da União Soviética.
A Glasonst, como abertura democrática, abriu caminho para a reforma do Estado e para discussões ideológicas e assegurou transformações básicas na economia soviética.
A economia da antiga URSS teve um impacto na transição do socialismo para o capitalismo, onde houve sérios problemas na industrialização, que apenas tinha sido investida em produção estatal, desemprego, inflação. 
Podemos perceber que o nível de desenvolvimento e prosperidade das partes integradas (ex-Alemanha Oriental e ex-Alemanha Ocidental) é bastante desigual. 

Boris Yeltsin foi o principal articulador da transição do comunismo soviético para o estabelecimento da democracia na Rússia. Sua figura tornou-se mundialmente emblemática após ele ter enfrentado diretamente o golpe articulado pela cúpula do partido comunista soviético contra Gorbachev, em 1991.




Imagem retirada
professormarcianodantas.blogspot.com

Com o esfacelamento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) em decorrência do colapso do modelo político-econômico comunista, que vigorou nesses países durante décadas, uma nova associação de apoio mútuo foi estabelecida entre a Rússia e outros países da ex-URSS, a Comunidade dos Estados Independentes CEI. 
 CEI (Comunidade dos Estados Independentes) é uma organização intergovernamental composta por 11 das 15 ex-repúblicas que formavam a União Soviética. Estes países possuem laços políticos, econômicos e militares. 

Países membros:

- Rússia
- Belarus
- Cazaquistão
- Azerbaijão
- Tadjiquistão
- Armênia
- Quirguistão
- Uzbequistão
- Moldávia
- Ucrânia 
- Turcomenistão


 Estônia, Lituânia e Letônia não quiseram participar da CEI desde sua fundação. Estes países optaram por romper totalmente o vínculo com a Rússia, pois foram muito oprimidos pela Rússia desde a Segunda Guerra Mundial.

- A sede da CEI fica na cidade de Minsk (capital da Bielorrúsia)


Existem 3 Saídas Russas

Mar negro - Balcãs ,Mare mediterrâneo
Oceano Glacial Ártico- Oceano congelado
Oceano Pacífico - (Moscou, parte europeia da Rússia)





União Europeia e EUA cercam a Rússia.

Imensa capacidade de produção.
Gás natural com a maior reserva, o petróleo também está em primeiro lugar, antes mesmo da Arábia Saudita.

A União Europeia utiliza o gás natural da Rússia.

A União Europeia e a Ucrânia estão em negociação para Ucrânia entrar no bloco EU, mas haverá um desgastes com a Rússia que  não quer perder o controle da Ucrânia.


Chechênia

A Chechênia está numa posição estratégica.
região povoada por muçulmanos, uma população caucasiano. A Chechênia declarou a independência da Chechênia em 1991, mas a Rússia nunca aceitou. Em 1995 a Rússia invade a Chechênia e até hoje a região é dominada pela Rússia.
Passagem de gasoduto e oleoduto para a Rússia  para o caucásico, caso contrário a Rússia teria que pagar royalties.

Os royalties são uma das formas mais antigas de pagamento de direitos e propriedade. Os royalties são uma indenização ao proprietário e que não se aplica a qualquer atividade econômica, mas apenas àquelas que se baseiam na extração de recursos finitos na natureza.
Os conflitos de caráter nacionalista que hoje se verificam no antiga URSS estão relacionados ao desmantelamento do antigo mundo comunista soviético o processo de reformas políticas e econômicas de Mikhail Gorbachev


Geórgia

A Ossétia do Sul é uma região da Geórgia povoada por russos.
A região tem grandes reservas de petróleo.
Em 2008 houve um conflito entre EUA (apoiado pela Geórgia) e a Rússia (apoiada pela Ossétia do Sul)





Imagem retirada http://wikitravel.org/upload/shared//thumb/c/cf/Caucasus_regions_map(pt).png/450px-Caucasus_regions_map(pt).png



Kosovo
O Kosovo quer a independência da Servia, porem não consegue, pois a Rússia não apoia a separação da região.
Assim não abrira antecedente para a Chechênia se separar da Rússia.

Imagem retirada atualidadescefi.blogspot.com

Essa imagem representa que os sérvios não reconhecem Kosovo.

‪A Sérvia adotou mediadas contra os albaneses, levando a uma guerra entre eles. 
Foi uma forma de limpeza étnica.

‪Com o fim da Iugoslávia vários grupos separatistas surgiram
e essa disputa entre Kosovo e a Sérvia mostra como muitas guerras surgiram
.




Nenhum comentário:

Postar um comentário