terça-feira, 26 de abril de 2016

Cultura Brasileira dos Anos 1930 a 1980

Cultura Brasileira dos Anos 1930 a 1980


O Brasil por se tratar de um país com dimensões continentais,  não pode ser  classificado com padrões homogêneos. 
Cada região tem sua característica e tem sua história particular em suas lutas e vitórias.


Circunstâncias como a recessão mundial, situação política nacional e internacional foram uma  forte colaboração para Revolução de 30.
Quando poder de Vargas é estabelecido encontraremos classes  conservadores com apoio a ordem fascista e os revolucionários com tendências a ideologia socialista.
Alguns movimentos críticos nessa fase da história serão estudados através da literatura, música, arte e cinema.

Tarsila do Amaral substitui cores alegras por tons terrosos em suas pinturas  caipiras  “paisagem Proletária”.
Cândido Portinari, nascido no interior de São Paulo, foi o pintor brasileiro que alcançou maior destaque internacional. Temas como problemas sociais do país, favelas, morros do Rio de Janeiro e retirantes nordestinos são as causas que ele apresenta e suas obras. Portinari foi o autor de  "Guerra e Paz" na sede da ONU e "Descoberta do Brasil" na Biblioteca  do Congresso Nacional de Washington.
Autores como:
  •  Rachel de Queiros – Livro O quinze, 1930
  • José Lins do Rego – Menino do Engenho, 1932
  • Jorge Amado- Capitães de Areia, 1937
  • Graciliano Ramos – Vidas Secas,1938 ( criticava o descaso com o trabalhador que vivia nas regiões secas do nordeste).

Também vamos ter nacionalista que defendiam o regime, Villa-Lobos, defendeu a obra de Vargas, mesmo após a queda.

Lúcio Costa e Oscar Niemeyer exerceram grande influência no cenário artísticos, através de seus projetos arquitetônicos.
Lúcio Costa com o edifício do Ministério da Educação (1939), anos depois Lúcio Costa e Oscar Niemeyer estarão juntos projetando a cidade de Brasília.


Na literatura Carlos Drummond de Andrade, que tem um tom lírico e humorístico, após a II Guerra Mundial passa para uma momento mais triste "Sentimento do Mundo" tendencioso  para um olhar crítico e significativamente político, um olhar pessimista em relação a guerra e a destruição do homem.
Cecilia Meireles em "O Romanceiro da Inconfidência" articula, elementos líricos e épicos para reconstruir o clima de tragédia .

Música

Destaca-se Pixinguinha em,  choro orquestral -  Carinhoso -  teu Cabelo Não Nega – Linda Morena.
Ary Barroso, reconhecido internacionalmente,  exalta a terra brasileira, onde podemos observar em Aquarela do Brasil.
O samba Aquarela do Brasil vai server para Walt Disney  contar a história de Zé Carioca em Alô Brasil.
Carmem Miranda tornou-se internacionalmente conhecida e cantava uma das músicas de Ary Barroso, justamente Aquarela do Brasil.


O cinema a partir dos anos 20 já faz parte do mundo, mas o cinema brasileiro  terá espaço a partir dos anos 1930 a 1950, principalmente com a chanchada, comédia onde conta a historia da vida de pessoas atrapalhadas.


A partir também dos anos 20 o rádio chega ao Brasil, mas em 1935 Getúlio Vargas  utiliza esse instrumento com interesses , sobretudo do Estado Novo, como programa Hora do Brasil, mais tarde sendo trocado para a Voz do Brasil, apresentado até os dias atuais.


1945 - 1960

Com a expansão da atividade industrial, nos anos 1950, a produção nacional de eletrodoméstico foi acelerada.
A publicidade aproveita e lança novos produtos, o automóvel torna-se um símbolo do poder..
Artes plásticas ganham novos incentivos Museu da Arte Moderna (MAM) e o Museu da Arte de São Paulo (MASP)

No tetro vamos ter um choque  com a apresentação de Álbum de família, por Nelson Rodrigues, onde aparentemente tem uma família feliz, mas totalmente desajustada.


A influência dos Estados Unidos através do rock’n roll, ícone Elvis Presley, mas apesar de ser imitado por muitos, o samba não foi deixado de lado.

Em 1958 Tom Jobim e João Gilberto surgiram com um novo estilo musical, bossa nova, que agradou a classe média em especial.


Juscelino Kubitschek ficou conhecido como o presidente bossa-nova.
O cinema nacional torna-se ainda mais interessante com a chegada de Mazzaropi e Oscarito, Grande Otello.
O Brasil alcança o cinema internacional – O Cangaceiro- Sinhá Moça- - O Pagador de Promessa.


Nos anos 50 surgi a televisão, em setembro de 1950 foi transmitido primeiro programa televisivo, a TV Tupi foi a primeira emissora na América Latina.


1960

A União Nacional  dos Estudante (NE) , organizou uma campanha teatral, Centro Popular Cultural (CPC), os temas ficaram mais politizados
Chega a força dos Beatles e grupos como Rolling Stones.
No cinema, foram levantada criticas sobre problemas sociais do Brasil.

Após o golpe militar em 1964 os filmes vão apresentar uma incerteza.
Antes do AI-5, o festival de música popular conseguia apresentar um tipo de critica ao sistema.
Cantores como Chico Buarque se destacaram, com caráter revolucionário.
A Jovem Guarda, um Erasmo Carlos, Roberto Carlos e Wanderléa traziam um tipo de música de descontração. A música calhambeque fez um enorme sucesso.


Surgia uma contra cultura, principalmente os hippies que tinha como lema paz e amor.

Tropicália

Tropicália foi um movimento de musical entre 1967 e 1968 destaques foram os cantores-compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil, onde mesclaram rock e MPB. Tinha como base mostrar o quadro critico do país.

Como exemplo de critica podemos observar a musica: Chiclete com banana- Jackson do Pandeiro
Eu só boto bebop no meu samba
Quando Tio Sam tocar um tamborim
Quando ele pegar
No pandeiro e no zabumba.
Quando ele aprender
Que o samba não é rumba.
Aí eu vou misturar
Miami com Copacabana.

A letra da canção "Chiclete com Banana", apresenta uma irônica, critica e práticas estrangeiras na cultura brasileira.

Caetano Veloso, música "Alegria Alegria" apresenta uma critica forte em forma poética e musical, contra o sistema militar, apresentando uma ideologia mais esquerdista .

1970

A censura ditava as regras da produção cultural brasileira, como estimulo voltou a música  Eu te amo, meu Brasil, apresentando o regime militar com um ótimo governo.
Dom e Ravel - Eu te amo meu Brasil
A vitória do Brasil na copa, estimula o governo a utilizar esse momento a seu favor.
Na escolas o governo ditava como deveria ser a educação, conteúdos e práticas. No cinema produções estadunidenses são livre e interpretações brasileiras são realizadas sem questionamentos ao governo. 
As roupas como calça jeans rasgadas, mostrava uma contracultura, uma revolta sobre o sistema.

1980

Marcado pelo processo de redemocratização.

Podemos dividir em um primeiro momento  aspectos políticos e segundo momento aspectos econômicos e sociais.

Muitos cantores brasileiro tiveram oportunidade de serem reconhecidos, pois anteriormente as rádios focavam em musicas estadunidenses.

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